Em Rio Branco irá acontecer uma série de eventos especiais que antecedem o Círio de Nazaré, tradicional celebração religiosa que ocorre no segundo domingo de outubro. O Círio, em sua 93ª edição na capital acreana, vai reunir a comunidade em torno de atividades culturais, sociais e esportivas, mostrando a importância da fé e da união para os fiéis.
A grande novidade deste ano é o “Círio Musical”, que acontece neste sábado (21) a partir das 18h, na frente do Palácio do Governo. O evento contará com a participação especial da cantora cristã Eliana Ribeiro, conhecida em todo o Brasil por seu trabalho no meio católico. “Estamos muito felizes em trazer a Eliana Ribeiro para Rio Branco. Será um momento de louvor, de encontro das famílias e de celebração da nossa fé”, afirmou Padre Manuel.
O show é gratuito e está aberto para toda a comunidade. Além disso, caravanas de municípios vizinhos e de várias paróquias de Rio Branco já confirmaram presença, o que promete transformar a noite em um grande ato de comunhão e fé. “Haverá uma grande concentração de pessoas, e será emocionante ver tantas famílias reunidas nesse momento tão especial”, acrescentou o padre.
Atividades que antecedem o Círio
O Círio de Nazaré, além de ser um evento religioso, tem suas manifestações sociais e culturais. No dia 28 de setembro, será realizada uma importante atividade social, enquanto no dia 5 de outubro acontecerá a Segunda Corrida do Círio, um evento esportivo que reflete o cuidado com o corpo e a fé, conectando o bem-estar físico com o espiritual. Com percurso de 5 km, a corrida terá largada e chegada na Catedral de Rio Branco, começando às 18h.
A celebração principal será no dia 13 de outubro, quando acontecerá a tradicional procissão da Gamileira até a Catedral. Após a procissão, haverá a missa solene, coroando os eventos que integram a programação do Círio de Nazaré.
Com grande expectativa, esta edição promete ser uma das maiores de Rio Branco, marcando quase um século dessa tradicional festividade religiosa que atrai milhares de fiéis.
Com informações da repórter Rose Lima para TV Gazeta