A igreja São Sebastião em Rio Branco celebra nesta segunda-feira (20), não apenas o Dia do Católico, mas também a festa do padroeiro da instituição, o santo São Sebastião. A programação do dia foi organizada por Fábio Fabrício, responsável pela celebração, que destacou a importância da data para a comunidade.
“Hoje é um dia de muita festa e alegria. Celebramos a memória deste grande herói da fé cristã, que foi um propagador do evangelho. No Acre inteiro, várias paróquias, do Juruá a Xapuri, estão celebrando São Sebastião. Aqui em Rio Branco, já há 114 anos realizamos essa festa. Começamos a programação às 9 horas da manhã, com confissões e orações, seguindo até a tarde com missa e procissão”, comenta Fabrício.
O evento contou também com a presença do padre Arcanjo, que ressaltou a relevância da data. Ele convidou os fieis a participarem das celebrações, com destaque para o legado de São Sebastião como um exemplo de fé e coragem.
“Hoje é um dia muito importante, pois São Sebastião é o padroeiro desta paróquia. Ele foi um grande exemplo de fé e deu testemunho de nosso Senhor Jesus Cristo, entregando sua vida em prol do reino. A programação inclui, a partir das 9 horas, confissões, e ao meio-dia teremos um almoço. Às 16 horas, iniciaremos a missa, seguida de uma procissão, e às 18 horas, uma quermesse.”
O Dia do Católico foi instituído pela Lei 3.137, sancionada pelo então governador Tião Viana em 27 de junho de 2016. A data foi escolhida em razão da forte devoção a São Sebastião em várias cidades acreanas, como Xapuri, Epitaciolândia, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima e Rio Branco, além das muitas capelas e comunidades nas áreas rurais.
Matéria em vídeo produzida pela repórter Débora Ribeiro para a TV Gazeta
Estagiário sob supervisão de Gisele Almeida