A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Rio Branco está em alerta devido às fortes chuvas que atingiram a cidade desde o domingo (09), até a manhã desta segunda-feira (10). De acordo com Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil, em 10 horas choveu o esperado para cinco dias. Até o momento, foi registrado um aumento no nível das águas, mas sem ocorrências de alagamentos.


O nível do Rio Acre, principal curso d’água da região, subiu 15 centímetros entre 6h e 10h desta segunda-feira, chegando a marcar 9,02metros. Apesar do aumento significativo, o volume ainda está abaixo da cota de alerta, que é de 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14,00 metros.
De acordo com o coordenador, apenas nesta segunda-feira já foram registrados mais de 50 milímetros de chuva, volume superior ao esperado para cinco dias.
“Estamos acompanhando a situação de perto, mas até agora não houve registros de ocorrências graves ou pedidos de saída de moradores”, afirma.
A previsão para os próximos dias indica que as chuvas devem continuar. Fevereiro e março são tradicionalmente os meses mais chuvosos na região, com uma média histórica de 300 milímetros de precipitação ao longo do mês.
“Dos dez dias de fevereiro, apenas dois não tiveram chuva. A tendência é que o volume aumente ainda mais, especialmente por causa do fenômeno La Niña, que influencia diretamente o clima na região”, explica Falcão.
A Defesa Civil reforça que a população deve ficar atenta às atualizações dos boletins meteorológicos e evitar áreas de risco, como margens de rios e igarapés. A equipe permanece em campo no monitoramento da situação e pronta para agir em caso de necessidade.

Boletim Defesa Civil de Rio Branco – 10 de fevereiro de 2025
– Nível do Rio Acre às 12:00: 9,02m
– Chuva acumulada nas últimas 24 horas: 15,40 mm
– Cota de alerta: 13,50 metros
– Cota de transbordo: 14,00 metros
A Defesa Civil segue em alerta e recomenda que a população acompanhe as orientações oficiais para evitar riscos.