O nível do Rio Acre volta a subir na capital e na tarde desta terça-feira (11), chega a marca de 10,35 metros às 15h, de acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Rio Branco (Comdec). Ele havia registrado um leve recuo esta manhã com 9,95 metros às 5h35.
O coronel Cláudio Falcão, coordenador do órgão, alertou que o rio subiu 40 centímetros em nove horas, com uma média de 3 a 4 centímetros por hora, e não há previsão de estabilidade nas próximas horas.
“Até agora, choveu 11 milímetros, e o nível do rio continua subindo. Choveu menos que ontem, mas a chuva é constante e a previsão não é boa. Podemos atingir 10,60 metros em algumas horas”, afirma Falcão.
A Defesa Civil está em alerta devido às fortes chuvas que atingiram a cidade desde o domingo (9) até a manhã desta segunda-feira (10). Segundo o coordenador, em 10 horas choveu o equivalente ao esperado para cinco dias. Apesar do aumento no nível das águas, até o momento não foram registrados alagamentos na cidade.
Nesta terça-feira, as chuvas continuaram intensas, com previsão de mais precipitações para as próximas horas. A Comdec reforça que a população deve ficar atenta às atualizações dos boletins meteorológicos e evitar áreas de risco, como margens de rios e igarapés. A equipe permanece em campo, para monitorar a situação e pronta para agir em caso de necessidade.
A população é orientada a seguir as recomendações das autoridades e a buscar locais seguros em caso de aumento do nível das águas. A Defesa Civil também disponibiliza canais de comunicação para emergências e atualizações sobre a situação do Rio Acre e das áreas afetadas pelas chuvas.
Estagiário supervisionado por Gisele Almeida