A Câmara Municipal de Rio Branco recebeu na manhã desta quarta-feira (23) integrantes do Clube de Desbravadores, que apresentaram os projetos e ações à sociedade. A sessão contou ainda com a proposta do vereador Eber Machado (MDB) para a criação do Dia Municipal dos Desbravadores, em reconhecimento ao trabalho social desenvolvido pelo grupo com a juventude.
Os desbravadores, movimento presente em mais de 200 países e com cerca de 3 milhões de participantes ao redor do mundo, atuam na formação de crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos, promovendo atividades voltadas à cidadania, ética, meio ambiente, civismo, saúde e solidariedade. Em Rio Branco, o movimento reúne clubes atuantes em diversas regiões da cidade.
Durante a sessão, a secretária de Comunicação do Acre, Nayara Lessa, destacou a própria trajetória no movimento desde a infância e a relevância do clube na formação de jovens. “Não estou aqui hoje como secretária. Estou aqui como desbravadora. Desde os 12 anos de idade participo desse ministério que moldou o meu caráter, minha ética e meus compromissos com a sociedade”, diz.

Ela também ressaltou a importância do reconhecimento público ao trabalho dos clubes. “Mais do que atividades recreativas, o clube de desbravadores desenvolve habilidades para a vida, promove a cidadania e transforma realidades. Jovens que antes estavam em situação de vulnerabilidade hoje estão engajados em ações sociais, campanhas de doação de sangue, trilhas ecológicas e serviços à comunidade”.
Ao finalizar sua fala, Nayara Lessa fez um apelo aos parlamentares: “Que essa casa continue reconhecendo e apoiando os clubes de jovens espalhados por todo o nosso estado, seja por meio de parcerias, uso de espaços públicos ou valorizando e divulgando o movimento. Cada jovem desbravador faz diferença na sociedade”., finaliza.