A segunda edição do Festival da Macaxeira começa nesta sexta-feira (3), a partir das 19h, no Horto Florestal, em Rio Branco. O evento, promovido pela Prefeitura da capital, segue até domingo (5) e promete reunir produtores rurais, empreendedores e a comunidade em torno da valorização da agricultura local, com destaque para a macaxeira, alimento que é tradicional da mesa acreana.
De acordo com o prefeito Tião Bocalom, a proposta do festival é criar uma vitrine da produção agrícola do estado.
“A macaxeira é coisa nossa, coisa da Amazônia, do Acre. Nosso povo sempre consumiu esse alimento de várias formas, desde os primórdios, e este festival é para celebrar isso. As pessoas precisam vir para ver nossa produção, não apenas para shows. Vai ter palestra, exposição de produtos e muitas atrações culturais”, destacou.
A primeira edição do evento aconteceu em julho de 2024, na Praça da Revolução, no Centro de Rio Branco. Neste ano, a mudança para o Horto Florestal busca garantir maior conforto para expositores e público. Além de celebrar a culinária regional, o festival também tem como objetivo estimular a economia local e fortalecer pequenos e médios empreendedores.

Programação
A programação desta sexta-feira (3) começa mais cedo, às 17h, com apresentação da banda Marcados pelo Sangue, em um show de forró gospel, além de atividades de lazer e recreação infantil. Às 19h, acontece a abertura oficial com a escolha da Rainha da Produção, seguida do Concurso Canto Gospel, que vai até 23h30, horário previsto para o encerramento do primeiro dia.
No sábado (4), a festa começa às 14h com o grupo Moças do Samba e segue às 16h15 com o Trio Furacão. Durante toda a tarde, das 16h às 20h, haverá lazer e recreação para crianças. Às 17h30 será realizado o Concurso da Maior Macaxeira, seguido, às 19h30, pela escolha da Miss Universo. Mais tarde, às 21h30, o público poderá acompanhar o show Forró no Seringal, e, encerrando a noite, às 22h45, a apresentação de John Rabelo e Banda.
O domingo (5), último dia de festival, terá início às 10h com a peça teatral Sinira e Chuvisco in Concert com Carol Di Deus e Sandra Buh. Ao meio-dia será aberta a feira gastronômica, seguida por show da dupla Thales e Tiago, das 12h às 14h. Às 14h está previsto o Concurso de Comidas Típicas, e a programação segue às 15h30 com o Pagodinho do Edil. Durante a tarde, das 16h às 20h, as crianças poderão participar das atividades de lazer e recreação infantil. Já à noite, às 18h, o cantor Álamo Kário se apresenta até 19h45, e o encerramento oficial do festival será marcado pelo show de Sandra Melo e Banda, das 20h às 21h30.
Ver essa foto no Instagram
Com informações adicionais do repórter Luan Rodrigo para TV Gazeta



