O Acre agora tem um campeão mundial de Jiu-Jitsu. O atleta Wendell Barbosa conquistou, neste fim de semana, um feito inédito ao vencer o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu realizado na Tailândia, tornando-se o primeiro acreano a alcançar o título na modalidade.
Competindo na categoria Master 1 Male +94 kg, Wendell teve um desempenho impecável, vencendo quatro lutas, duas por finalização e duas por pontos, até garantir o topo do pódio.
Em entrevista ao site Agazeta.net, Wendell contou como viveu o momento da vitória e relembrou a intensa preparação para o torneio.
“Eu indo pra final estava bem confiante na competição. Foram quatro lutas bem duras: lutei contra um canadense, um francês e dois atletas da Mongólia. Estava acreditando que conseguiria impor meu jogo. Então, foi um momento épico pra minha carreira como atleta e como ser humano. Conquistar um título mundial inédito pro Acre, aqui na Tailândia, no outro lado do mundo, foi uma alegria que eu nem sei definir.”
Wendell relatou que os três meses que antecederam o mundial foram de treinos intensos e disciplina rigorosa.
“A minha preparação física foi bem intensa. Foram três meses de dieta, treinos de segunda a segunda, com trabalhos específicos de Jiu-Jitsu e de preparação física. Eu sabia do nível da competição, com mais de 60 nações participando. Então, como a gente não conhecia os adversários, precisava vir muito bem preparado.”
Com a conquista, Wendell não apenas alcança um marco pessoal, mas também leva o nome do Acre ao cenário esportivo mundial. Ele, que já é bicampeão mundial em Abu Dhabi, destaca a importância do esporte como ferramenta de transformação social.
“É importante que o Acre entenda que o esporte transforma vidas. Ele muda trajetórias, muda histórias. Eu tenho viajado o mundo e vejo isso acontecer. Hoje, muitos atletas me mandam mensagens dizendo que querem seguir meus passos. Então, eu me sinto responsável por ser exemplo. Precisamos fortalecer tanto a base quanto o alto rendimento para que mais jovens possam ter oportunidades.”
Além disso, Wendell deixou uma mensagem de motivação para os jovens acreanos que sonham em trilhar caminhos parecidos.
“Sonhem. Não desistam dos seus sonhos, não importa a idade. Se você é jovem e quer viajar, competir, acredite. Seja humilde, mesmo sem ter tantas condições, estude, estude inglês e a sua hora vai chegar. Respeite seus pais, faça o certo, porque quando fazemos o certo, as coisas boas acontecem naturalmente. Sonhem cada vez mais e mais.”
A vitória de Wendell Barbosa entra para a história do esporte acreano e coloca no centro dos holofotes o potencial dos atletas do estado em competições internacionais.
Saiba mais:
Acreano Wendell Barbosa é bicampeão mundial em jiu-jítsu em Abudhabi, nos Emirados Árabes Unidos



