De acordo com o Boletim da Defesa Civil de Rio Branco, o nível do Rio Acre apresentou nova redução na manhã desta terça-feira (27). Às 05h14, o rio marcou 12,50 metros, mantendo tendência de vazante e permanecendo abaixo da cota de alerta, que é de 13,50 metros, e da cota de transbordamento, fixada em 14,00 metros.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de apenas 00,60 milímetros, o que contribuiu para a diminuição do nível do manancial na capital acreana.
O cenário é diferente do observado na segunda-feira (26), quando o Rio Acre apresentou oscilações ao longo do dia, influenciado por um alto volume de chuvas. Às 05h26, o nível estava em 12,84 metros, subindo para 12,89 metros às 09h. A partir do meio-dia, iniciou um processo gradual de vazante, com 12,88 metros às 12h, 12,86 metros às 15h, 12,81 metros às 18h, 12,77 metros às 21h e encerrando o dia à meia-noite com 12,69 metros.
Durante o dia 26 de janeiro, a Defesa Civil registrou um acumulado de 70,80 milímetros de chuva em 24 horas, volume significativamente superior ao registrado nesta terça-feira, o que explica as variações no nível do rio ao longo do dia.
Mesmo com a redução registrada nesta terça-feira, a Defesa Civil segue monitorando o comportamento do Rio Acre, mantendo atenção especial às condições climáticas e à possibilidade de novas chuvas que possam alterar o nível do manancial nos próximos dias.



