Uma criança de 10 anos denunciou um suposto caso de abuso sexual logo após participar de uma palestra sobre proteção infantil promovida pelo projeto Pequenos Brilhantes, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em Manoel Urbano.
Segundo informações repassadas pela coordenação da iniciativa, a estudante do 5º ano procurou a equipe responsável pela atividade “Meu Corpo, Meu Direito” e relatou que estaria sendo vítima de violência sexual praticada por um primo de 21 anos.
A denúncia foi registrada junto às autoridades competentes e o caso passou a ser investigado pela Polícia Civil.
De acordo com os relatos apresentados pela criança, ela já havia tentado buscar ajuda anteriormente. Conforme consta no boletim de ocorrência, a vítima teria informado o pai sobre os abusos, mas nenhuma providência foi tomada. A menina também teria procurado uma tia, mãe do suspeito, mas não foi acreditada.
Ainda segundo o relato, o suposto agressor fazia ameaças para impedir que a criança denunciasse os fatos. Diante da situação, a rede de proteção foi acionada e a vítima foi retirada do convívio familiar para garantir sua segurança enquanto o caso é apurado pelas autoridades.
Denúncia ocorreu após palestra
A situação foi revelada logo após a realização da palestra “Meu Corpo, Meu Direito”, uma das atividades desenvolvidas pelo projeto Pequenos Brilhantes, que trabalha temas relacionados à prevenção da violência, cidadania, bullying e respeito ao corpo humano em escolas da rede pública.
Segundo a Sejusp, após a atividade educativa, a estudante procurou os profissionais envolvidos na ação e decidiu relatar o que estava enfrentando.
“Uma das crianças que participou das instruções procurou a equipe e relatou sofrer violência sexual dentro do seio familiar. Imediatamente a equipe tomou todas as providências para acolhimento dessa criança e encaminhamento aos órgãos da rede de proteção, garantindo a segurança e o encerramento desse ciclo de violência ao qual ela estava submetida”, informou a coordenação do programa.
O projeto Pequenos Brilhantes é desenvolvido por meio do programa Acre Pela Vida e tem como objetivo fortalecer a prevenção à violência contra crianças e adolescentes por meio de ações educativas dentro das escolas.
Para os organizadores, o caso registrado em Manoel Urbano evidencia a importância de ações de conscientização voltadas ao público infantil, especialmente para identificar situações de violência e garantir que vítimas tenham acesso à rede de proteção.



