Abstenção em Rio Branco foi de 27%, segundo TSE
Quem não votou no primeiro turno das eleições vai ter que justificar a ausência. Essa é a forma de ficar regular com a Justiça Eleitoral. Para isso, o cidadão pode fazer esse procedimento por meio do aplicativo e-título, no celular, ou pelo site Do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ou se preferir, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral. Todos esses serviços devem ser realizados até 60 dias após a votação. Quem vota na capital acreana e não conseguir votar neste segundo turno, também vai precisar justificar o voto, mesmo que tenha votado no último dia 15 de novembro.
Em Rio Branco, a eleição para prefeitura ficou para segundo turno e será decidida neste domingo (29). Socorro Neri (PSB) e Tião Bocalom (PP) disputam a vaga para os próximos quatros anos.
Segundo TSE, o índice de abstenção na capital foi de 27%. Esse é o maior percentual de ausência já registrado nas últimas cinco eleições municipais, que anteriormente variava entre 16 e 17%. Por isso, é importante que essas pessoas justifiquem a ausência.
Para quem estiver com Covid-19, ou com suspeita da doença, o TSE orienta a ficar em casa e justificar a ausência posteriormente, quando tiver condições de saúde restabelecidas e adequadas.