Embasamento
Diante do crescimento inevitável de Tião Viana (PT) nas pesquisas até o 2014, e defensor da estratégia de duas candidaturas pela oposição, o senador Sérgio Petecão (PSD) precisa viabilizar este possível segundo palanque. Não adianta ter uma segunda opção só por ter, é preciso robustez para uma disputa que caminha para o acirramento e o profissionalismo.
Consistência
Como já comentado por aqui, o eleitor é criterioso na hora de escolher um nome ao governo. As pesquisas qualitativas assim apontam. Além do mais, Petecão não provou até o momento ter a capacidade de aglutinar as forças políticas necessárias: seu grupo se resume a ele próprio a Tião Bocalom, do Democratas.
Cardápio
O PSD luta para ter um grupo de 30 nomes disputando a Aleac; entre eles estão candidatos competitivos. Se chegar a este número o DEM sai no lucro, mas é pouco provável. São estes percalços que dificultam a vida de Petecão; ele ainda precisa ter muita conversa e capacidade de convencer lideranças.
Falta voto
A perspectiva é que em Sena Madureira falte voto em 2014 diante do gigantesco número de concorrentes em 2014. Já com mandato são três: Gilberto Diniz (PTdoB0, Marileide Serafim (PSL) e Toinha Vieira (PSDB). Quem também quer entrar nas terras do Yaco é Wherles Rocha (PSDB).
Sem retorno
Apesar de ser um solo fértil da política acreana, Sena Madureira nunca colheu os bons frutos desta vantagem. Há tempos a terceira maior cidade do Estado sofre com prefeitos desastrados, sempre afastados pela Justiça, e parlamentares que pouco ou nada fazem para mudar a sua realidade. Só padre Paolino na causa.
Aula
Prefeito Marcus Alexandre está dando uma verdadeira aula de administração e de como se faz política. O Copão Comunitário, que acabou no último final de semana, é um exemplo. A competição reuniu centenas de jovens dos quatro cantos da cidade. Uma atividade simples, mas que rende bons frutos, desde que bem administrada.
Explicações de Taumaturgo
Deputado federal Taumaturgo Lima (PT-AC) descarta qualquer envolvimento de seu mandato com empresas envolvidas em fraudes. Indignado, através de nota à imprensa, o parlamentar mostrou que nada tem com as operações fraudulentas do fundo de pensão.
Fundo de pensão
Equilibrado, Taumaturgo disse que “no Acre, nenhuma prefeitura possui fundo de pensão; portanto, considero inconsistente associar-me a esse tipo de operação”.
Assessor
Sobre a especulação de um assessor seu envolvido em falcatruas, Taumaturgo explicou que este foi contrato em virtude de reconhecida experiência de trabalho em gabinetes anteriores, mas que o exonerou tão logo foi citado é investigado de participação no esquema do fundo de pensão.
Duplicação da BR
Na última sexta-feira, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) foi com o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR), até escritório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT em busca duplicação do perímetro urbano da BR-364, na entrada do município. O caminho é esse.
Petrobras
Na sessão especial do Congresso Nacional, realizada no Plenário do Senado. Aníbal Diniz usou a tribuna em defesa da Petrobras, na data de aniversário da empresa. Na oportunidade, Aníbal fez votos de que o leilão da ANP seja bem sucedido para possibilitar a exploração de gás natural e óleo no Acre.
Petrobras II
Ainda em sua fala, Aníbal Diniz fez ainda um apelo para que se amplie o número de poços de perfuração e que o leilão da Agência Nacional de Petróleo (ANP) a ser realizado em 30 dezembro, para os 10 poços da bacia do Acre, entre outros, não fique deserto.
Novo procurador
O Procurador do Trabalho em Rio Branco, Marcos Gomes Cutrim tomou posse na última terça-feira, para o biênio 2013/2015, no cargo de Procurador Chefe do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre, em solenidade presidida pelo Procurador Geral do Trabalho, Luís Carmargo, em Brasília. Marcos G. Cutrim é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Acre.
Correios
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu nesta segunda-feira que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) pode fazer licitação para contratação temporária de trabalhadores para transportar objetos pessoais.
Greve
O TST deve julgar hoje o dissídio entre os Correios e a Fentect. Os funcionários dos Correios estão em greve desde o dia 17 de setembro e, para voltar ao trabalho, pedem aumento real de 15% sobre os salários, reposição da inflação de 7,13%, aumento linear de R$ 200, reposição de 20% de perdas salariais e jornada de seis horas diárias para os atendentes.
Vila Campinas
O governo federal entregou ao Estado do Acre o título definitivo de 149 hectares, área total da Vila Campinas. Com o Termo de cooperação técnica assinado ontem, entre o governo estadual e a prefeitura de Plácido de Castro, 1354 títulos definitivos serão entregues aos moradores daquela comunidade.
Iteracre
O Instituto de Terras do Acre (Iteracre) está trabalhando pra agilizar o processo e entregar, até o final do ano, todos os títulos prometidos. “Nossa meta é concluir até o natal. Estamos em parceria com a prefeitura trabalhando de lote a lote pra agilizar a doação às famílias”, disse o diretor do Iteracre, Glenilson Figueiredo.
Emancipação
A pequena comunidade, que existe desde o início da década de 80 sempre lutou pela emancipação, e agora, com a regularização fundiária, os moradores da Vila Campinas acreditam que é mais um passo. É aguardar para ver.