Spencer é um filme de 2021, dirigido por Pablo Larraín, roteirizado por Steven Knight e estrelado por Kristen Stewart interpretando Diana, Princesa de Gales. O filme é um drama biográfico com aura de fábula, apresentando uma realeza que realmente existe, mas pontuando a história com elementos abstratos e sobrenaturais que mostram toda a violência psicológica vivenciada pela princesa no último natal em família antes do anúncio oficial do término de seu casamento em 1992.

Dezembro de 1991, como afirma a tradição, a Família Real Britânica vai passar o feriado do Natal no castelo Queen’s Sandringham Estate, em Norfolk. Diana está entre os convidados, mas reluta em ir para festividade. É uma tortura para ela se submeter as tradições e a presença da família real. Seu casamento com o Príncipe Charles se tornou um campo de batalha, e seus filhos, William e Harry, são o único motivo que a faz ficar sobre o mesmo teto com aquelas pessoas que ela despreza.
Portanto serão três dias de luta de uma mulher contra as tradições que não fazem sentido para ela, contra as roupas que são designadas para ela, contra jantares, cafés da manhã, festas, caçadas, e que está o tempo todo pedindo socorro, seja para os filhos, seja para a estilista e amiga Maggie. E encontrando na figura de Ana Bolena, segunda esposa do rei Henrique VIII, degolada pelo marido, acusada de adultério e alta traição, uma igual com quem divide esses sentimentos.

É nesse contexto, que Pablo Larraín vai trabalhar os sentimentos de Diana. Ele transforma a personagem em um fantasma de si mesma, a faz vagar pelos corredores enquanto agoniza; o castelo e as planícies sempre encoberto por uma névoa formam prisões e deixam tudo com uma áurea de subjetividade, de fábula, nada é muito certo; dos poucos diálogos com a família real, se percebe um abismo entre ela e aquelas pessoas, a proximidade vem com os empregados, com os filhos; assim a violência psicológica que ela sofre vai se personificando nas pessoas, nos objetos e nos lugares.
Diana nasceu Diana Frances Spencer, filha de aristocratas, teve uma vida relativamente confortável, mas sofreu na infância com a separação dos pais. Foi casada com o Príncipe Charles por 11 anos, e faleceu em um acidente de carro em 1997. O filme Spencer é uma especulação bem embasada de como estava o psicológico de Diana um ano antes da sua separação. É uma fábula de uma tragédia real, em que a moral no final está aberta a ser especulada por quem assiste.
Spencer estreou nos cinemas na última quinta-feira, 27, e está em exibição no Cine Araújo, ViaVerde Shopping, em sessões dubladas e legendadas.