Tourão joga bem e apesar de ter um jogador expulso ainda no 1º tempo, por pouco não conquista a classificação
Foto: Manoel Façanha
Pela primeira fase da Copa do Brasil 2022, Humaitá e Brasiliense-DF empataram em 2 a 2, na noite desta quarta-feira (23), no Estádio O Florestão na capital acreana. Em uma partida emocionante, o tourão de Porto Acre abrir o marcador com Aldair, porém o time visitante conseguiu a virada, com Marcão, de pênalti e Badhuga. A equipe do interior acreano chegou ao empate a partida com o Luiz Fernando, no entanto o Jacaré conquistou a vaga beneficiado pela regra da primeira fase da competição nacional, que obriga o mandante a vencer o confronto.
Jogando em seus domínios a equipe do Humaitá adotou uma postura ofensiva e partiu para o ataque logo no início da partida. Aos 3 minutos, bola levantada na área na falta cobrada por Xavão, Dodô tocou para Aldair mandar para o fundo das redes, abrindo o placar da decisão. Em desvantagem no marcador a equipe visitante foi em busca do empate. Aos 31 minutos, Luquinhas pegou uma bola de primeira e bateu para o gol, no meio do caminho o tiro explodiu na mão do lateral direito Xavão, pênalti para o Jacaré. O defensor que cometeu a penalidade levou o segundo cartão amarelo e foi expulso por reclamação. Marcão cobrou a infração e deixou tudo igual no Florestão, 1 a 1. O Tourão teve a chance de ampliar nos minutos finais da etapa inicial. Fabinho bateu de fora da área para boa defesa de Matheus Brandão.
No início do segundo tempo o ritmo da partida continuou bastante intenso, porém sem chances claras de gol. As equipes se alternavam nas ações ofensivas. Emanoel Sacramento reorganizou bem a equipe, após ficar com um jogador a menos e o Tourão se mostrou superior em boa parte da etapa complementar. Aos 16 minutos, Fabinho acertou um belo chute de fora da área assustando o arqueiro rival. Aos 19, o treinador da equipe visitante mexeu na equipe para tentar retomar o controle do jogo, e entraram Bernardo (ex-Vasco-RJ) e Aloísio, para as saídas de Zotti e Luquinhas.
Dois minutos depois da entrada do ex-meia do Gigante carioca, cobrou falta com violência obrigando Marcão a executar uma difícil defesa, mandando a bola para escanteio. Na cobrança do tiro de canto a bola sobrou na área para a finalização de Railon. Gol da virada do Jacaré, 2 a 1. A equipe de Brasília fazia bom uso das bolas levantadas na área do Tourão, e quase fez mais um aos 30 minutos novamente com Railon. Apesar da desvantagem numérica a equipe de Porto Acre não se deu por vencida e lutou com todas as forças em busca do segundo gol.
Aos 34, Caíque lançou Luiz Fernando que disputou a bola com o defensor da equipe adversária, a bola acabou sobrando para ele na frente do gol, o zagueiro artilheiro bateu forte e deixou tudo igual no estádio da Federação, 2 a 2. Faltando apenas um gol para que o Humaitá fizesse história, em sua estreia na competição, a equipe Sacramento foi com tudo para o ataque, porém não foi o suficiente para sair com a vitória e a partida terminou empatada.