Receita típica da região central do Brasil, a identidade do empadão goiano é tão forte que hoje não há nada que represente melhor a culinária de Goiás. Surgiu quando o estado ainda se chamava Vila Boa, há quase 150 anos, e já está presente na mesa dos moradores da cidade há cinco gerações.
Acredita-se que o ancestral do empadão goiano seja europeu, consumido principalmente em Portugal e na Espanha, sendo basicamente uma torta salgada recheada com vários tipos de carnes (bovina, aves, peixes ou mariscos). A torta era originalmente chamada de empada ou empada goiana, até que nos anos 80 passou a ser chamada de empadão goiano como estratégia para fortalecer as tradições do estado.
As receitas podem várias, mas a base da torta geralmente é feita a base de farinha de trigo. No recheio, pode ir de tudo um pouco, frango desfiado, linguiça, lombo ou pernil de porco temperado e frito, cortado em cubos, ovos cozidos, queijo minas, azeitonas e guariroba (palmeira nativa do Brasil e do Paraguai).
Alguns dos ingredientes utilizados na preparação do empadão podem ser obtidos localmente enquanto outros precisam ser trazidos de outros lugares, como a farinha de trigo e as azeitonas. Assim, pode-se dizer que o empadão deve ter tomado suas formas atuais no contexto da expansão da fronteira agrícola do estado e também a partir da implantação e expansão de ferrovias e rodovias.
Por esse valor simbólico, o empadão é consumido com uma certa ritualização. Isto pode ser constatado comparando-se as ocasiões em que é servido com aquelas em que se servem empadas ou empadinhas, que seriam parecidas se não fosse pelo tamanho e pelo significado simbólico. As empadinhas são normalmente encomendadas e servidas em aniversários, casamentos e reuniões comerciais, enquanto o empadão goiano é preparado e servido em casa, em datas festivas e reuniões familiares.
MASSA:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo – 360 g
- 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal – 150 g
- 1 ovo – 48 g
- ½ xícara (chá) de água gelada – 100 ml
- 1 colher (sopa) de sal – 2,5 g
RECHEIO:
- 2 peitos de frango cozido e desfiado – 500 g
- 6 linguiças finas cortadas em pedaços – 300 g
- 1 prato fundo de queijo minas em cubos – 400 g
- 2 xícaras (chá) de guariroba em cubos – 200 g
- 10 unidades de azeitonas cortadas sem semente – 50 g
- 3 dentes de alho picado – 8 g
- 1 cebola picada – 100 g
- Sal e pimenta a gosto
- 1 copo (requeijão) de caldo de frango – 250 ml
MODO DE PREPARO
MASSA:
- Junte todos os ingredientes até formar uma massa homogênea
- Deixe descansar por 30 minutos na geladeira
- Abra 70% da massa e forre uma assadeira
- Pré assá-la por aproximadamente 15 minutos a 180°C.
RECHEIO:
- Frite o alho, depois a cebola em um fio de azeite
- Acrescente a linguiça e deixe fritar até ficar dourada
- Acrescente os outros ingredientes e deixe refogar
- Coloque o recheio (frio) na assadeira já forrada com a massa
- Abra o restante da massa e cubra, apertando as bordas para fechar bem
- Leve ao forno pré-aquecido, a 200ºC por 30 minutos.