Os vendedores de chá estão constantemente a fazer chá fresco ao longo do dia. As combinações variam conforme a zona, mas é comum levarem chá preto cardamomo, canela, cravo ou pimenta preta. Tratando-se de chá, diz até que, em algumas casas indianas, há quem esvazie a sua despensa para dentro de um bule com água: desde sementes de coentro, cominho, filamentos de açafrão, folhas de louro, pimenta branca e até sal.
A história do Masala Chaí inidiano está voltada em um grande mistério: Em uma lenda antiga, costuma-se dizer que a mistura de chá, especiarias e leite foi criada há mais de cinco mil anos por um rei indiano que guardou a receita como um tesouro. Outros atribuem a sua origem a medicina ayurvédica, como o estudo de plantas medicinais e sua aplicação na cura de doenças.
Na índia, encontramos diferentes especiarias em pratos salgados ou doces, assim também como há variações de Masala Chaí. Só depois de experimentar vai perceber quais os seus aromas e sabores preferidos.
Ingredientes
- 2 xicaras pequenas de água
- 1 pau de canela
- 2 cravos
- 6 vagens de cardamomo aberta
- 1 colher de gengibre em pó
- 3 xicaras de leite
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 1 saché de chá preto
Modo de preparo
- Em uma panela, coloque a água com a canela, cravo, cardamomo e o gengibre, leve ao fogo até levantar fervura por 10 minutos;
- Junte o leite e o açúcar, e deixe novamente levantar fervura. Reduza o fogo para o mínimo e cozinhe durante cinco minutos;
- Apague o fogo e junte o saché de chá preto e deixa em infusão por durante 5 minutos;
- Passe em um coador e sirva quente.