Prefeito de Rio Branco recorre aos ministérios
O prefeito Marcus Alexandre cumpriu nesta quarta-feira, 9, extensa agenda em Brasília, onde trata de assuntos de interesse de Rio Branco. No Ministério da Defesa, o prefeito entregou os últimos documentos para liberação dos recursos para a reforma das praças do Conjunto Manoel Julião e Tropical e também para a reforma do Mercado do Quinze. No Calha Norte, o prefeito tratou ainda da liberação de recursos para a construção de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos, fruto de emenda parlamentar de autoria do deputado Federal Taumaturgo Lima.
Os recursos serão repassados pelo Projeto Calha Norte. “Com isso, a Prefeitura pretende fazer a licitação e iniciar as obras ainda este ano”, disse o prefeito.
Antes, o prefeito esteve no Ibama, onde debateu a parceria para ampliação e gestão do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Parque Ambiental Chico Mendes. Com diretores do órgão, o prefeito deixou acertado que será firmado um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Rio Branco, o Governo do Estado do Acre e o Ibama visando alcançar os objetivos da reunião.
Na terça-feira, 8, o prefeito apresentou, no Instituto Brasiliense de Direito Público (IBDP), o caso de sucesso de Rio Branco na gestão do IPTU a uma seleta plateia que participou do seminário Desafios do IPTU no Brasil. Essa palestra foi muito bem recebida porque apresentou inovações na política de arrecadação, como o IPTU Móvel -vans equipadas com computador conectado à internet que emite na hora o boleto e máquinas de cartão para receber o pagamento –e o sorteio de carro, moto e outros objetos ao contribuintes adimplentes, entre várias outras ações. O IPTU Móvel e o recebimento por cartão são iniciativas que não existem em nenhuma outra cidade.