Professores da Universidade Federal do Acre (Ufac) se preparam para realizar uma Assembleia na próxima segunda-feira, 22, onde devem decidir a adesão ou não à greve nacional dos docentes de Instituições Federais de Ensino (Ifes). Reunião acontece quando encerra as férias acadêmicas.
De acordo com a presidente da Associação de Docentes da Ufac (Adufac), Letícia Mamed, mesmo que o início nacional da greve seja nesta segunda-feira (15), a adesão não é automática, porque uma discussão local precisa ser feita para a decisão final.
“Embora esteja anunciado o início da greve dos docentes das universidades federais neste dia 15, nossa adesão não é automática, pois devemos fazer a nossa discussão local. Por isso, tão logo se encerre as nossas férias, faremos a chamada para essa devida discussão e deliberação”, explica Mamed.
A definição da data desta Assembleia para o próximo dia 22 leva em consideração o início das atividades acadêmicas de 2024.1. Segundo a Adufac, essa medida garante a melhor possibilidade de mobilização e participação do corpo docente da instituição na reunião, que é realizada de maneira presencial.