Brasil ocupa o 73º lugar no ranking mundial
A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia promoverá audiência pública na quarta-feira (30), às 11 horas, para discutir o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos estados da Amazônia Legal.
Foi convidada para o debate a diretora do Centro de Estudos de Pesquisa Aplicadas da Fundação João Pinheiro, Elisa Maria Pinto da Rocha.
O deputado Zequinha Marinho (PSC-PA), que propôs a audiência, ressalta a desigualdade existente na região da Amazônia Legal, que é constituída por nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Rondônia, Roraima e parcialmente pelo estado do Maranhão.
“Estados como o Amapá e Roraima apresentam um dos melhores níveis de escolaridade e IDH da região, embora sejam os que apresentam menores PIBs. Por outro lado, o Pará, que possui o maior PIB da região, apresenta indicadores bem mais modestos”, aponta Marinho.
O IDH é utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para analisar a qualidade de vida de uma determinada população. Os critérios utilizados para calcular o IDH incluem o grau de escolaridade, a renda e a expectativa de vida.
De acordo com dados de 2010, o Brasil apresenta IDH de 0,699 – ocupando o 73º lugar no ranking mundial.
O debate será realizado no Plenário 15.