Apesar da culinária vegetariana e crua ser uma novidade na gastronomia contemporânea, o hábito de comer comida crua não tem nada de novo. Nossos antepassados viveram muitos períodos da história como vegetarianos e crudivoros e, se analisarmos bem, quase toda culinária tem seu momento fresco, com saladas, sucos, carpaccios, sushis, sashimis e ceviches.
A gastronomia vegetariana e crua, baseada em sementes germinadas, alimentos fermentados, desidratados, liquefeitos e amornados, não é um universo menor, se comparado à gastronomia tradicional. Muitos pensam que, se aderissem a essa forma de alimentação, passariam fome e perderiam o prazer à mesa, porém, esse tipo de culinária mostra além da criatividade, mostra o sabor e como é saudável se alimentar dessa forma, e o melhor, sem deixar ninguém faminto.
INGREDIENTES
- 150 g de damascos secos
- 1 xícara de chá de vinagre de vinho branco ou de maçã
- 3/4 de xícara de açúcar
- 1 colher de sobremesa de alho espremido
- 1 colher de sobremesa de gengibre ralado
- 1/2 maçã verde ralada (sem casca)
MODO DE PREPARO
- Primeiro deixe o damasco hidratando em prosecco ou vinho branco seco por, aproximadamente, 30 minutos.
- Misture o vinagre e o açúcar, numa panela e leve a fervura.
- Após ferver, adicione os damascos escorridos e picados e o restante dos ingredientes.
- Mexa em fogo médio ou baixo até engrossar.
- Se sentir que secou muito e os damascos ainda estiverem durinhos, adicione um pouco do prosecco ou do vinho branco que hidratou os damascos.
- Mexa até amolecer bem os damascos.
- No final, acrescente, se quiser, pimenta-biquinho picadinha para enfeitar.