Imagem: Televita
Para a Psicologia amadurecer é tornar-se pronto para enfrentar os desafios do contexto atual de sua de vida, no aqui e agora. Para isso é necessário uma maturidade emocional para alinhar os pensamentos, as emoções, as ações entre si e com as suas experiências de vida. Amadurecer psicologicamente é um processo de transformações, assim como uma árvore que, para oferecer seus frutos, primeiro dever perder suas folhas. Há muitas situações, pessoas, experiências quem ficam para trás nesse processo.
No primeiro momento parece uma queda, pode ser pior coisa que poderia ter acontecido conosco, mas é o início do ciclo do crescimento. Ainda trazendo a comparação com árvore, o fruto que precisa se desprender do galho para cumprir seu propósito, também precisamos nos soltar dos medos, dos costumes, das velhas ideias que nos manter seguro, mas sem crescimento, ficamos pequenos.
Talvez essa dor que você está vivendo é o início do seu crescimento, ou a vida lhe cobrando o amadurecimento, e se ainda não tomou consciência disso faça esse caminho de mudança. Pode doer, mas é através dessa dor e vazio que criamos espaço para o novo, para a expansão do nosso eu.
Não há crescimento sem desapego. Não há crescimento se não me desapego daquilo que me faz pequeno e limitado. Todo ser humano nasceu com uma grande potencialidade e precisamos acessar o mais alto nível de potencial e isso só será possível através do amadurecimento emocional.