Aposentado foi assaltado enquanto embarcava em ônibus
Parmenas Álvares de Araújo, 78, aposentado, foi assaltado dentro do Terminal Urbano, enquanto embarcava no ônibus que faz a linha Santa Maria/ Vila Acre. O fato aconteceu na sexta passada (5), quando havia recebido a aposentadoria.
Devido à lotação e o ‘empurra-empurra’ na hora do embarque, ficou fácil para o criminoso assaltar Parmenas. “Naquele empurra-empurra, o vagabundo agarrou o meu pescoço e enfiou a mão no bolso da minha calça, o da frente, pegou a minha carteira com mil e duzentos reais e todos os meus documentos. Eu ainda gritei – ‘Socorro! Tão me roubando!’ Mas, como tinha muita gente pra subir no ônibus não deu pra pegar ele (sic).”
Parmenas relata ainda uma série de erros que deveriam ser evitados pelo poder público. Primeiramente a falta de segurança no Terminal, lugar onde passam milhares de pessoas todos os dias, incluindo muitos idosos, pessoas vulneráveis à ação de bandidos. Segundo a vítima, no momento do assalto não havia um único guarda no local.
O segundo erro: ao procurar duas delegacias da Capital, ele não conseguiu registrar o Boletim de Ocorrência: foi informado que “não havia sistema”. Apenas ao chegar a Senador Guiomard, município onde mora, Parmenas conseguiu registrar a queixa.
Terceiro erro: o idoso foi até o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Estado do Acre (Sindicol), em busca de imagens que pudessem auxiliar no reconhecimento do assaltante.
Sem sucesso, a atendente disse que as câmeras do local não funcionam. E disse mais, nem mesmo os funcionários estão seguros. “O problema não é o dinheiro. É o meu psicológico que está abalado. Não é apenas eu, milhares de idosos passam por ali. É um lugar fechado, da Prefeitura, deveria ser mais seguro”, disse, indignado.