O inhame é um dos tubérculos que fazem parte de diversas receitas dos brasileiros. Sua cor varia, podendo ser encontrado nas tonalidades marfim, amarela e roxa. Costuma ser um alimento pequeno, robusto e do tamanho de uma batata doce ou até mesmo fazendo lembrar a uma mandioca. Sua casca é marrom e cheia de fiapos.
Muitas pessoas não sabem como o prepara-lo, ou até mesmo deixam esse alimento de lado por conta que não é atrativo visualmente. Mas, o que lhe falta em beleza sobra em nutrientes importantes para o organismo. O tubérculo fornece bastante energia e a cada 100 g contem cerca de 97 calorias. Composto principalmente de carboidratos complexos e fibras solúveis. É uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, como vitaminas B6, riboflavina, ácido fólico e niacina.
O inhame também contém uma boa quantidade de antioxidantes e vitamina C. Já em relação aos minerais, ele possui cobre, potássio, ferro, magnésio, cálcio e fósforo.
As alunas Lucineia Alves de Araújo Oliveira e Nathyelle Nawane Rebouças França, discentes do curso de gastronomia, abordaram em um trabalho sobre a importância de consumir inhame. Construíram pratos onde o inhame era o protagonista e supervalorizaram esse alimento que é ignorado.
As Lucineia e Nathyelle relatam que, “Diante da aula em que deveríamos enaltecer alimentos regionais que são desvalorizados e pouco conhecidos na gastronomia, nos vimos em uma aventura desafiadora. Foi muito bom ter a oportunidade de criar esses pratos e ver quantos pratos bonitos e saborosos podem ser feitos com alimentos regionais que fazem parte da cultura brasileira”.
RECEITA
Entrada – sopa cremosa de inhame
Ingredientes:
- 1 inhame cozido sem a casca;
- 2 xícaras de chá de leite;
- ½ cebola picada;
- 2 dentes de alho;
- 2 colheres de sopa de requeijão;
- Cheiro verde a gosto;
- Óleo;
- Sal a gosto;
- Noz moscada a gosto.
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o inhame e o leite, reserve. Em uma panela adicione o óleo, cebola e o alho e refogue, adicione o inhame com leite batidos, requeijão, sal, noz moscada e cozinha somente até incorporar, por fim com o fogo apagado adicione o cheiro verde.
Prato principal– filé de peixe com crosta de coco, molho de inhame e inhame rústico
Ingredientes:
- Filé de peixe;
- Coco;
- Ovo;
- Farinha de trigo;
- 1 limão;
- 3 inhames cortados em cubo;
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- 4 dentes de alho;
- 2 xícaras de leite;
- óleo;
- Sal;
- Noz moscada;
- Pimenta do reino;
- Alecrim;
- Páprica defumada.
Modo de preparo:
Molho de inhame: Cozinhe 1 inhame sem a casca, bata no liquidificador com o leite e reserve. Em uma panela adicione meia colher de sopa de manteiga, alho e refogue, coloque o inhame com leite batidos, tempere com sal e noz moscada.
Inhame rústico:
Com os 2 inhames cortados em cubos, adicione-os em uma panela com água e sal e cozinhe por aproximadamente 2 minutos e escorra. Em um bowl coloque a manteiga derretida, alecrim, páprica e alho e misture. Em uma forma adicione os inhames cozidos e por cima a mistura de temperos, misture lentamente para não desmanchar os inhames e leve ao forno pré-aquecido até dourar.
Filé de peixe com crosta de coco:
Deixe o peixe marinando no suco do limão por 30 minutos. Retire-os do limão e tempere com sal e pimenta do reino. Tempere a farinha de trigo com pimenta do reino e páprica e empane o filé, passando primeiro na farinha de trigo, no ovo batido e por último no coco ralado, frite imerso no óleo. (muito importante equilibrar a temperatura do óleo para que não fique muito quente e queimar o coco e deixar o peixe cru por dentro).
Sobremesa – mousse refrescante de inhame
Ingredientes:
- 1 inhame cozido sem a casca;
- 2 colheres de sopa de cacau em pó 50%;
- 300 ml de leite;
- ½ xícara de chá de leite de coco;
- 3 colheres de sopa de açúcar;
- 3 colheres de sopa de coco ralado;
- Hortelã a gosto.
Modo de preparo:
Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar uma mistura cremosa, coloque em refratário e leve a geladeira até gelar (opcional adicionar gelatina sem sabor).