O dia a dia de quem mora nas cidades é corrido. Desde cedo as pessoas vão de um lado para o outro, olhando o relógio para não perder o tempo. Na hora da fome, muitos acabam escolhendo refeições rápidas por ser uma opção prática. Lanchonetes, carrinhos, barraquinhas, não importa onde, a ideia é comer um lanche de qualidade no menor tempo possível. Ainda em função do ritmo acelerado da vida, as famílias mudaram hábitos antigos e hoje procuram fornecedores de refeições rápidas. Pizza, salgadinho, docinhos, bolos requisitados com frequência para suprir a falta de tempo.
Para os profissionais que trabalham com alimentação, esse cenário representa uma grande oportunidade, mas também traz o desafio de servir produtos de qualidade e a responsabilidade de cuidar da segurança dos alimentos e dos aspectos nutritivos das refeições, sem perder de vista o sabor e o aspecto atraente.
Quando se fala em refeições rápidas, cada segmento requer uma especialização profissional diferente. Por exemplo, os lancheiros, salgadeiros, chapistas (a CBO – Classificação Brasileira de Ocupações – usa o termo “chapista” de lanchonete, mas no mercado de trabalho esse profissional é mais conhecido como chapeiro), além de trabalharem no preparo de alimentos em lanchonetes, quiosques, barraquinhas, podem ser autônomos ou mesmo empreendedores individuais.
PÃO DE BATATA
Ingredientes
- 30g de fermento biológico
- ½ xícara de água morna
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 xícara de chá de leite morno
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 xícara de batata cozida e amassada com garfo
- 6 xícaras de farinhas de trigo
- 1 colher de sopa de sal
Modo de preparo
- Em uma tigela grande, misture os três primeiros ingredientes com duas colheres de farinha de trigo. Deixe descansar até dobrar de volume.
- Misture o leite, a manteiga e o purê de batatas formando uma massa homogênea.
- Junte as misturas com a segunda.
- Aos poucos, acrescente a farinha e o sal. Transfira a massa para uma superfície de trabalho e sove, deixando a massa com a aparência lisa e brilhante.
- Trabalhe a massa de novo e coloque em forma de pão untada com manteiga e farinha. Deixe dobrar de volume e asse a 200 graus.