A história do pão de queijo não é muito exata e há duas possíveis origens para a iguaria, sendo elas bem parecidas (e até mesmo complementares). A primeira história relata que ele surgiu por volta do século XVIII. Como, naquela época, a farinha de trigo ainda era um produto de baixa qualidade, as cozinheiras utilizavam o polvilho feito a partir da mandioca. Na massa, misturavam-se restos de queijo que havia endurecido, ovos e leite.
Como a agropecuária estava em plena expansão, a oferta desses produtos era bem farta. Então, os ingredientes eram misturados, enrolados e colocados para assar. Já a segunda história é bem parecida e remonta ao período da escravidão. Nesse caso, utilizava-se a mandioca, ovos e leite. Para dar mais sabor à massa, era acrescentado um pouco de queijo.
O período estimado para a origem do pão de queijo coincide com o Ciclo do Ouro em Minas Gerais. Nesse período colonial, a extração do ouro era a principal atividade econômica do país. Com isso, cidades que tinham muitas jazidas, como Ouro Preto, recebiam uma série de pessoas que trabalhavam direta ou indiretamente com a exploração. Esse aumento populacional gerava um problema: a dificuldade de disponibilizar comida para todos.
Ao mesmo tempo, existiam regiões que eram responsáveis pela produção de alimentos (especialmente na agropecuária). Todavia a logística ainda era precária e alguns desses itens chegavam ao destino com a qualidade muito aquém da esperada. Esse é o caso da farinha branca, que citamos acima.
Foi só por volta da década de 1960 que o pão de queijo começou a se popularizar. A responsável por tal feito tem nome e sobrenome: Arthêmia Chaves Carneiro. Aquela senhora de óculos que é símbolo e faz parte da identidade visual da Casa do Pão de Queijo — inclusive, foi aí que a rede teve início.
A receita utilizada por ela era tão boa e fez tanto sucesso que, em 1967, Mário, filho da dona Arthêmia, resolveu abrir uma loja própria. Hoje, a rede Casa do Pão de Queijo é administrada pelo neto Alberto Carneiro Neto.
Atualmente, o nosso amado pão de queijo foi internacionalizado e é exportado para mais de 50 países, incluindo Japão, Portugal, Estados Unidos e Itália.
Ingredientes
- 2 copos americanos de leite
- 1 copo americano de água
- 1/3 de copo americano de óleo
- 1 colher de sopa de sal
- 500 g de polvilho doce
- Queijo ralado a gosto
- 3 ovos inteiros
Modo de preparo
- Ferva o leite com a água e o óleo.
- Em uma vasilha misture o polvilho e o sal.
- Jogue o liquido fervido e misture com uma colher grande.
- Espere esfriar e despeje o queijo ralado e os ovos.
- Misture a massa com a mão amassando bem até virar uma cola caseira dura.
- Faça bolinhas do tamanho que preferir.
- Asse em forno bem quente até dourar.
- Sirva quentinho.