Para emissão da nova carteira de identidade é necessário certidão de nascimento original e CPF
A Polícia Civil do Estado do Acre realiza o projeto identidade itinerante do dia 24 a 26 de agosto em frente ao Palácio Rio Branco, das 08:00 às 14:00 horas. O serviço ofertando a emissão da nova carteira de identidade está dentro do cronograma de ações itinerantes que serão realizadas em vários bairros de Rio Branco e nos municípios do interior do estado acreano.
Durante a última ação do projeto na Cidade do povo, finalizado neste sábado (20), foram atendidas mais de 150 pessoas, moradores do conjunto habitacional, que buscaram o serviço de emissão da Carteira de Identidade Nacional – CIN.
A nova carteira de identidade ofertada adotará o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, abandonando o antigo número do RG. O modelo será único e válido para todo o país. A versão servirá também de documento de viagem, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes.
RG antigo e com data de expedição entre 01/01/1920 e 31/12/1990 estão isentas da taxa de emissão da primeira via do documento. Os documentos necessários para a atualização são: certidão de nascimento original, de casamento original (se for casado) e CPF. As pessoas que emitiram o RG recentemente podem permanecer com suas identificações, pois as identidades civis atuais têm validade de dez anos.
O Delegado-Geral de Polícia Civil, José Henrique Maciel, avaliou como exitosa ação do projeto. “Nossa ação foi exitosa e daremos continuidade com a programação para levar esse atendimento de suma importância para população e dar oportunidade de acesso ao serviço de emissão da Carteira de Identidade Nacional – CIN, de forma segura, rápida e levando cidadania com respeito e defesa da supremacia do interesse público”, destacou.