PSDB só se pronuncia após notificação
Assim que passar o prazo de defesa dos partidos, o Ministério Público Eleitoral vai pedir a execução da multa dada a PSDB e PT pelo lixo eleitoral jogado nas ruas e locais de votação no último domingo.
Os partidos podem pagar, cada um, multa de R$ 100 mil pelo material de propaganda que ficou espalhado, principalmente, nos locais de votação.
O Ministério Público Eleitoral já tinha impetrado uma ação, uma semana antes da eleição, obrigando os partidos a evitar o derramamento de santinhos no dia da eleição. Não adiantou. No domingo, o lixo eleitoral, mais uma vez, deixou a cidade poluída.
A Justiça Eleitoral então determinou a multa de R$ 100 mil e dando um prazo para que os partidos apresentem seus recursos de defesa.
O promotor eleitoral Danilo Lovisaro disse que a medida servirá de exemplo para as próximas eleições. Assim, os partidos evitam a poluição da cidade. “Que a medida seja replicada em cada pleito, assim serve como forma de garantir uma cidade com mais higiene no dia da votação”, completou.
PT nega propaganda
O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Ermício Sena, disse que a culpa não foi do partido pela distribuição dos santinhos. “O material estava com militantes, que, no dia da eleição, decidiram despejar a propaganda sem nossa anuência”, defendeu. Disse também que ainda não foi notificado pela Justiça e vai recorrer da decisão.
A direção do PSDB informou que ainda não foi notificada pela Justiça Eleitoral e só após ser acionada vai se pronunciar.