O prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene, anunciou que a empresa Ricco Transportes continuará operando o transporte coletivo por até 60 dias, período previsto para a transição à nova empresa contratada em caráter emergencial, JTp Transportes, que deverá colocar em circulação cerca de 120 ônibus novos e seminovos, enquanto a gestão prepara uma licitação definitiva para a concessão do serviço.
A mudança ocorre após a crise enfrentada pelo sistema de transporte coletivo da capital, marcada pela apreensão de parte da frota da Ricco. Durante o período de transição, a empresa continuará responsável pela operação das linhas enquanto a nova contratada organiza o início das atividades.
Alysson Bestene informou que o documento foi assinado e será apresentado à população, estabelecendo o cronograma para a mudança no sistema. Segundo o prefeito, durante esse período a Ricco permanecerá operando o transporte coletivo por meio de um contrato temporário. Paralelamente, a Prefeitura pretende lançar a licitação definitiva para a concessão do serviço.
“Nesse prazo de 60 dias, a Ricco continua operando, nas condições que a gente espera que melhore. Dentro do plano de transição, toda essa conversa foi assinada no novo contrato, ainda temporário, para que a gente também lance o certame definitivo, a concessão com maior prazo, que é uma licitação de pregão eletrônico, público, que a gente deve lançar em 60 dias para estar disponível para o Brasil todo.”
Bestene também afirmou que a empresa contratada em caráter emergencial assumirá a operação com uma nova frota para atender os usuários do transporte coletivo.

Sobre as linhas atendidas temporariamente por táxis-lotação, o prefeito explicou que a medida foi adotada após a indisponibilidade de parte da frota utilizada pela Ricco. Segundo ele, o serviço será encerrado assim que os ônibus voltarem a circular nessas regiões.
“A Ricco sofre com uma outra empresa, da qual utilizava cerca de 50 ônibus por contrato de aluguel. Diante da decisão da Justiça, que bloqueou esses veículos, decretamos que o atendimento fosse feito por meio dos táxis-lotação, com tarifa de R$ 5, para atender essas comunidades. Essa situação deve ser resolvida em breve, porque temos a informação de que a Ricco vai liberar e conseguir cobrir essas localidades. Assim que os ônibus voltarem a operar nessas linhas, os táxis deixam de fazer esse atendimento.”
Saiba mais:
Mudança no transporte coletivo é marcada por apreensão de 38 ônibus da Ricco
JTP Transportes é cotada para assumir sistema de ônibus em Rio Branco



