O nível do Rio Acre em Rio Branco registrou 9,57 metros na manhã desta sexta-feira (21), às 5h15, de acordo com o boletim da Defesa Civil. O volume de chuvas nas últimas 24 horas foi de 26 mm. Apesar da tendência de vazante nos últimos dias, o órgão alerta que o cenário pode mudar rapidamente.
Na quinta-feira (20), o rio estava em 9,96 metros às 11h, mas seguiu baixando. No entanto, mesmo com a redução do nível, a Defesa Civil orienta a população que vive em áreas de risco a continuar monitorando as atualizações, já que novas chuvas podem fazer com que o manancial suba rapidamente.
O coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão, destacou que a oscilação do nível do rio é constante, tornando difícil prever um possível transbordamento. “Ao ultrapassar os 10 metros, qualquer chuva intensa pode acelerar o processo de enchente e aumentar o risco de transbordamento”, explicou.
A cota de alerta para enchentes na capital é de 13,50 metros, enquanto o transbordamento ocorre a partir dos 14 metros. Diante disso, a Defesa Civil reforça a importância do acompanhamento dos boletins diários e da adoção de medidas preventivas para evitar prejuízos em caso de elevação repentina do rio.