Time Católico saiu atrás, mas buscou a igualdade no final da partida
Foto: Manoel Façanha
Ainda no sofrido gramado do estádio O Florestão, o São Francisco empatou com o Andirá em 2 a 2, nesta quarta-feira (23), pela quinta rodada do grupo B do Campeonato Acreano 2022. Precisando da vitória para sonhar com a classificação, o Morcego largou na frente com Moeda e Luiz, porém o Time Católico reagiu, com Vicente e Matheus Damasceno, conquistando um ponto crucial para a classificação. Todos os gols da disputa foram marcados no segundo tempo.
A partida teve um início bem movimentado, com os rivais buscando o campo de defesa do adversário. Limitadas pela condição do campo, as principais jogadas eram realizadas através de lançamentos longos e bolas alçadas na área. Desta forma o São Francisco criou mais oportunidades e esteve mais próximo de abrir o marcador. Apesar das tentativas de ambos os lados o placar ficou inalterado na etapa inicial e as equipes foram para o intervalo no 0 a 0.
As principais emoções do confronto foram reservadas para o tempo final. Aos 9 minutos, Neto aproveitou cruzamento e cabeceou para fora, levando perigo à meta de Wanderson. O troco do Morcego aconteceu seis minutos depois. Moeda cobrou falta com confiança, a bola passou no meio da barreira e estufou a rede da meta católica, 1 a 0 Andirá. Erismeu Silva realizou algumas alterações na equipe do São Chico, objetivando o gol de empate, no entanto quem balançou as redes mais uma vez foi a equipe de João Paulo Lourenço.
Aos 23 minutos, em uma boa trama entre Erick e Moeda a bola acabou nos pés de Luís, que marcou o segundo gol do Morcego. Aos 32, Moeda, novamente na bola parada, mandou uma cobrança de falta na trave do goleiro Babau e por pouco não ampliou a vantagem do Andirá.
Faltando aproximadamente 15 minutos para o encerramento do duelo, o São Francisco partiu para o tudo ou nada e foi em busca do resultado. Aos 35, Vicente arriscou de fora da área, a bola caprichosamente desviou no defensor e foi parar no fundo do gol de Wanderson, diminuindo para um gol a vantagem do Morcego. O clima esquentou e a disputa ficou mais pegada. Aos 41, Matheus Damasceno aproveitou sobra na área e deixou tudo igual no Florestão.
Após o gol de empate a confusão prevaleceu, muito empurra empurra e troca de agressões, desta forma o saldo foi negativo para os dois lados. Wanderson e João Victor, do Andirá, e Chico e Tonho Cabañas, do São Francisco, acabaram levando cartão vermelho. Com os ânimos mais amenos após as expulsões, a igualdade permaneceu até o apito final do confronto.
O ponto conquistado de forma dramática garantiu ao São Francisco a classificação para o returno com uma rodada de antecedência. A equipe do Santo chegou a cinco pontos, se firmando na terceira posição do grupo B atrás de Galvez, com seis, e Humaitá, com sete.
Sendo assim, o grupo B estabeleceu as três equipes classificadas para o returno.Por sua vez, o Andirá não tem mais chances de avançar para o segundo turno e se despede da competição tendo conquistado apenas dois pontos de doze possíveis nesta edição do estadual acreano.
O São Francisco cumpre o seu último compromisso no primeiro turno do Acreanão diante do Independência, no próximo domingo (27), às 15h, no estádio O Florestão, na capital acreana. Com a vaga já garantida, a equipe católica vai em busca de uma melhor posição no grupo.