Possível aumento repercute na Câmara de Vereadores
Depois dos anúncios do aumento de preços do combustível e da energia elétrica, outra notícia vai pesar no bolso de quem mora em Rio branco. Poderá acontecer nos próximos dias um reajuste na tarifa do transporte coletivo. O valor atual de R$ 2,40 pode chegar até R$ 2,80.
O assunto foi o tema de discurso do vereador Marcelo Jucá na sessão da Câmara desta quarta-feira (5). Ele mostrou a Lei de Concessão das empresas que prestam o serviço. O contrato se encerra no final desse ano. A prefeitura vai ter que fazer uma nova licitação, e, por enquanto, não discutiu o assunto com nenhuma entidade ou com os vereadores.
O parlamentar enviará um documento a prefeitura para que informe como vai ficar o novo contrato e se nessa mudança, haverá um reajuste.
Para Jucá é preciso evitar que a população seja surpreendida com mais um aumento. “Esses assuntos devem ser debatidos antes de anunciar para a população. Não é justo aparecer com um aumento de última hora”, salientou.
O vereador vai pedir ainda os nomes das pessoas que fazem parte do conselho de transportes. “Esse conselho é quem autoriza o reajuste e geralmente, só fazem o que as empresas determinam”, criticou.
Atualmente o transporte coletivo é um dos serviços que mais recebe reclamações. Apesar do anúncio frequente da prefeitura da chegada de novos ônibus, nos horários de pico, as pessoas continuam esperando por horas nas paradas até conseguir pegar o coletivo, e ainda enfrentam a superlotação.
Procuramos explicações na prefeitura, mas o diretor da RBTrans, Ricardo Torres, está viajando e outros funcionários não poderiam ou não queriam falar.
Espera-se, agora, que o prefeito Marcus Alexandre, que vende a imagem de político popular, dê explicações.