Essa é uma queixa comum que escuto no consultório: fome o dia todo ou a mania de beliscar algo sempre que vai na cozinha.
Se você se identifica com essas questões, você precisa entender que talvez existam alguns fatores que podem estar desencadeando estes comportamentos.
Vou trazer para você os 5 principais motivos:
- Baixo consumo de proteínas: Aumente a ingestão de frango, carne bovina, peixes, ovos, queijos, feijão, grão de bico, soja, ervilha, lentilha, etc. As proteínas nos dão mais saciedade, evitando que fique com fome em um período curto de tempo.
- Baixa ingestão de água: Se você ainda não toma a quantidade de água que precisa, você precisa aumentar o quanto antes. A água, além dos seus inúmeros benefícios, ajuda a controlar a nossa saciedade. Multiplique o seu peso atual por 35 e saberá quantos litros de água precisa tomar por dia. Excesso de carboidratos simples: Comer várias vezes por dia carboidratos simples (principalmente quando não estão associados às proteínas), irá te deixar apenas com mais fome. Por isso, reduza o consumo de pães brancos, arroz, macarrão, farofa, bolos, etc.
- Quantidade insuficiente para o treino realizado: Se você aumenta a intensidade do treino, mas continua comendo a mesma quantidade de antes, provavelmente irá sentir mais fome. Ajuste a sua alimentação com o nutricionista de sua confiança.
- Estresse/ansiedade: Muitas vezes a alimentação e treino estão em dia, mas o emocional abalado pode influenciar no apetite, gerando o aumento da fome emocional, na qual chamamos de vontade. Observe o quanto as suas emoções afetam a sua alimentação e busque ajuda profissional para lidar melhor com essa situação.
Agora me conta, essas informações foram úteis para você?