Aumento de circulação de dinheiro gera expectativa
A partir deste mês, começa a entrar na economia do estado o dinheiro do 13º salário dos funcionários públicos e privados. O recurso a mais no bolso dos consumidores empolga os empresários, que consideram o período, o melhor em vendas.
O militar aposentado Antônio Carlos não sabe se o dinheiro vai dar para fazer tudo, mas ele já planejou como vai gastar o 13º salário. “Vou pagar contas, viajar e desfrutar do que for possível”, disse.
Até dezembro, o 13º salário deve aquecer a economia brasileira em cerca de R$ 158 bilhões de reais. No Acre, só do governo Estadual, a parcela extra aos mais de 47 mil servidores representa cerca de R$ 160 milhões.
Para o comércio, dezembro é o melhor mês. O 13º salário tanto do setor público quanto do privado impulsiona a economia e dá a injeção de ânimo que os empresários precisam para iniciar o novo ano. Em Rio Branco alguns ramos comerciais estimam que o crescimento nas vendas é de até 50%, em relação aos outros meses.
Na loja de calçados de Silvio Carlos, a época é esperada com expectativa. A empresa se prepara com antecedência para receber os clientes dispostos a gastar. “Nessa época a gente aumenta o estoque de mercadorias, contrata mais funcionários, a economia melhora realmente”, explica.
Para os vendedores, a chegada do 13º dos clientes também é muito bem-vinda. Além de serem beneficiados com o salário a mais no mês, as comissões aumentam com o acréscimo nas vendas. “É um dinheiro para se gastar com roupas, calçados para o fim do ano”, opina a gerente de loja, Maria Araújo.