Por Inayme Lobo para o Agazeta.net
Na próxima semana, milhares de brasileiros vão realizar as provas do Enem 2023. Este ano, aconteceu um aumento no número de inscrições de mais de 13% no Brasil comparado ao ano de 2022. No Estado do Acre, de acordo com o Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa (Inep), foram 24.278 inscritos, 2.097 a mais que o ano passado, um aumento de 9,4% em todo o estado.
O professor Emerson Silva, assessor pedagógico da Secretaria de Estado de Educação (SEE), esclarece que após o período pandêmico, com a situação estabilizada as pessoas tiveram tempo para pensar na realização da prova e acreditar na realização de um sonho. “ A partir do momento em que a pessoa sabe que pode fazer uma faculdade publica, sem pagar, comparado a uma faculdade particular, é uma vantagem não ter que pagar. A vantagem competitiva de entrar no mercado profissional futuramente com a qualificação relacionada a um diploma superior”, explica.
As provas estão marcadas para acontecer nos dias 5 e 12 de novembro e diferente das duas últimas edições que as provas foram na versão impressa e digital, este ano será apenas impressa. A estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Giovana Andrade, que pretende cursar direito, mesmo tendo se preparado o ano todo, ainda sente aquele frio na barriga.
“A gente sente, mas se prepara o ano todo, mas claro que existe a pressão do último ano, o vestibular e são várias responsabilidades, mas fé que dará tudo certo, o tempo para estudar é do começo do ano, agora é hora de revisar e tentar relaxar porque não podemos deixar dependendo de uma prova”, diz.
Enquanto isso, o estudante Carlos Hygor também segue firme nos estudos mas pretende cursar analise de software. “Eu estou quase 100% preparado, 100% a gente nunca está, mais ansioso para a prova, ela é muito importante e decide nossa vida inteira, mas creio que eu estudei bastante e estou preparado, me sinto pronto”, explica o estudante.
O professor Silva também dá uma dica para quem não teve muito tempo para preparar-se, visto que o prazo já está esgotado.
“Essa reta final a gente tem que analisar quais são os conteúdos que mais caem por componente, ou seja as questões que mais caem elas vão dar ênfase a se repetir novamente, então é 90% que isso aconteça, com base nisso, ver os simulados já comentados e a partir deles analisar e verificar o que você pode aprender, lembrando que pelo nível de correção da teoria de resposta ao item, você tem que acertar as fáceis, as medias mais o menos, se errar as difíceis não teria problema e se você chutar pode cair a pontuação, então as que mais caem dentro do contexto fácil você tem como melhorar a sua situação
A estudante Isabela Menezes de 17 anos, vai tentar uma boa pontuação para garantir vaga no curso de engenharia civil, a jovem está realizando a prova pela segunda vez e já conta com a experiência.
“Eu me sinto nervosa, porque é uma prova feita uma vez a cada ano, e agora vale tudo, é estudo e estudo de manhã e de tarde, me sinto preparada e eu quero dar meu melhor esse ano e tirar uma nota melhor que a anterior”, acrescenta Menezes.
Portaria do Inep
O Inep publicou orientações para os inscritos do Enem, esclarece que é importante conhecer o local em que irá realizar as provas, verificar o percurso até o lugar indicado. Utilizar qualquer documento original com foto, identidade, carteira de trabalho e da previdência, carteira nacional de habilitação, boletim de ocorrência ou passaporte. Documento digital (apenas com o aplicativo aberto). Cartão da Inscrição (impresso). Conferir o horário local para a realização do exame e chegar com antecedência.
Vale salientar que existem objetos proibidos para quem vai fazer a prova como Itens escolares, Lápis, borracha, marcador de texto, régua, caneta de outra cor e calculadora. Alguns itens pessoas também estão vedados, equipamento de transmissão de dados e voz, anotações e livros, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares. Porte de arma branca ou de fogo, relógio, bebidas alcoólicas e tabacaria.
Fique atento para o horário de abertura dos portões.
A orientações para a abertura dos Portões que inicia as 12h, com fechamento dos portões para 13h. As provas começam as 13h30 horário oficial de Brasília. Para os estudantes que saírem antes das 15h30 não será possível levar seu caderno de provas, pois o horário que permite a saída do objeto é a partir das 18h30 – 18h. O Término das Provas está previsto para as 18h30 até as 19h. A prova inicia no dia 5 de novembro, e tem seu segundo dia em 12 de novembro.
Dicas extras Enem
Evite estudar na véspera da prova, evite comer em locais desconhecidos, mantenha a calma e relaxe, consulte a previsão do tempo no dia da prova, não fique no local de prova, após o término.
Estagiária supervisionada por Gisele Almeida