Os Correios de todo o Brasil promovem uma campanha nacional de arrecadação de doações para auxiliar as vítimas das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. No Acre, a mobilização teve início nesta segunda-feira (13), com todas as agências dos Correios no estado como pontos de coleta para receber contribuições da população, de forma gratuita e acessível a todos.
Em Rio Branco, as doações além da agência, podem ocorrer na Organização Centros de Atendimento (OCA), que também conta como ponto de coleta para os Correios. No entanto, a OCA vai atender somente até às 14h, enquanto as demais agências vão atender das 08h às 16h.
Os itens prioritários são água, alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas de cama e banho, e ração para animais de estimação. Com mais de 10 mil unidades participantes, a iniciativa visa mobilizar a solidariedade e o apoio às comunidades atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
Além de arrecadar os donativos, os Correios serão responsáveis pelo transporte gratuito desses materiais até as regiões afetadas no estado gaúcho, por meio das carretas. A empresa destaca a importância da colaboração e solidariedade da população, e enfatiza que embora seja recomendado que os doadores embalem e identifiquem os materiais, não há uma exigência formal nesse sentido.
A mobilização da campanha também envolve a atuação de voluntários, com mais de 1.000 pessoas já inscritas para auxiliar na triagem e organização dos donativos. Os Correios estão recrutando voluntários para atuar em diferentes localidades, como Brasília (SOF Sul) e nos municípios de Cajamar e Guarulhos, na Grande São Paulo, reforçando o engajamento da sociedade em momentos de solidariedade e apoio mútuo.