Segundo Defesa Civil, nível deve continuar baixando
Até o próximo domingo, o rio Acre pode chegar à cota dos 15 metros. Segundo a Defesa civil, também não há risco do rio vazar rapidamente causando desbarrancamentos.
Na manhã de ontem o nível do rio Acre surpreendeu, subindo 10 centímetros em apenas três horas, mas no decorrer do dia, a situação se normalizou. Às 3 da tarde atingiu 16,17m e se manteve até às 6 da manhã desta sexta-feira (13).
Segundo o Corpo de Bombeiros, até domingo, o rio Acre deve chegar a cota de 15 metros, de acordo com dados dos mapas que informam sobre a previsão do tempo. “A cota 15 significa que tanto pode chegar a 15,99m quanto 15 metros. Esperamos isso para domingo, e que assim permaneça durante a semana toda, entre os dias 13 e 19”, explica o assessor de comunicação dos bombeiros, Capitão Falcão.
Como acontece em todas as enchentes, a preocupação é com a descida rápida do rio, que causa desbarrancamentos ou deslizamentos de terra. Segundo a Defesa civi, o risco desse efeito este ano é menor, pro que chove bastante nas bacias e abaixo, o rio Purus está cheio. É como se o rio Acre estivesse represado, e com isso, a vazante é lenta.
A possibilidade de um repiquete, fenômeno conhecido como subida repentina das águas também está descartada para os próximos dias. “As águas que estão para chegar esperamos que o mesmo volume saia. Então vamos manter o mesmo nível e quem sabe a menos do nível que está agora”, completou Falcão.