A imunização irá ocorrer devido a baixa cobertura vacinação para esse público
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza o dia “D” de vacinação infantil contra covid-19 no próximo sábado (12), em 18 pontos da cidade. A imunização irá ocorrer devido a baixa cobertura vacinação para esse público.
O município de Rio Branco iniciou a vacinação infantil no dia 20 de janeiro desse ano, e até o momento apenas 12 mil crianças foram vacinadas. Isso representa apenas 21% da quantidade de meninos e meninas, entre 5 e 11 anos de idade imunizadas na capital acreana. No atual momento, faltam 37 mil crianças que não tomaram a vacina.
“A nossa preocupação é com a volta às aulas, e essas crianças estarem descobertas da vacina. Então, nós estamos fazendo essa ação de divulgação e de aumentar também os pontos de vacinação, pra que os pais levem suas crianças pra ser vacinado”,afirmou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Socorro Martins.
Além disso, segundo a Socorro, nenhuma das 12 mil crianças vacinadas apresentou qualquer alteração, após a aplicação da vacina. Por isso, os pais que ainda não levaram os filhos não precisam se preocuparem.
“Nós não temos nenhum relato de eventos adversos, e afirmamos que é uma vacina segura, pois a Anvisa liberou. Essa vacina já foi utilizada em outros países, e não temos relatos de graves. Então, nós temos as os dois imunizantes, que é CoronaVac e a Pfizer , que estarão disponibilizadas, e já estão disponibilizadas em nossos portes e no sábado em todas essas unidades”, disse.
Ao contrário da vacinação infantil, a aplicação dos adultos tem números razoáveis, com a primeira dose em Rio Branco, houve um alcance de 88% dos moradores, com a segunda dose 75%. A preocupação agora é com o reforço, onde apenas 30% procuraram a terceira dose.
Pontos de vacinação
A ação irá ocorrer nas Unidades de Referência em Atenção Primária (Urap’s), e nas Unidades de Saúde da Família (USF). Até o momento, os pontos de imunização serão esses: Via Verde Shopping; Shopping Popular e uma Unidade Especial no bairro Cidade do Povo.
Com informações de Adailson Oliveira para TV Gazeta