Construção de creches é promessa de campanha
A falta de oferta de vagas em creches pode trazer muitas dores de cabeça e viagens até o juizado da infância e juventude ao prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre. O gestor, num primeiro momento, já teve que buscar todas as teses possíveis para derrubar uma liminar do Juiz da Vara da infância, Romário Divino, que determinava ao município que providenciasse sem demora a vaga para algumas famílias que procuraram o Ministério Público.
O Tribunal de Justiça derrubou a liminar, mas o processo que pede as vagas para a coletividade continua tramitando, assim como as dezenas de mães que procuram uma creche para deixar o filho e buscar uma fonte de renda.
O juiz Romário Divino disse que existe um grande prejuízo social com essas crianças longe das creches. “Além da falta da educação formal, descobrimos que muitas ficam em casa, até sozinhas, a mercê de vários tipos de violência. Muitas passam necessidades porque a mãe não pode trabalhar e buscar o sustento. O poder público tem uma grande responsabilidade sobre essa situação”, esclareceu.
O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, pode enfrentar uma ação ainda mais forte. O ministério público está juntando as denuncias individuais para montar um grande processo acusando o gestor de improbidade administrativa.
A ação deve ficar pronta nos próximos dias, já que para a Justiça, de primeiro grau, e o ministério público não para uma família desesperada ficar esperando o poder público decidir quando vai agir.
A diretora de gestão da secretaria municipal de educação, Vomia Maria da Silva informou que a prefeitura está construindo 10 creches, e três delas devem ficar prontas até o mês de março e as outras unidades devem ser entregues até o final desse ano.
“Das 70 famílias que procuraram o Ministério Público, apenas quatro ainda não foram atendidas. Isso por exigem que a creche fique próxima da residência, e não temos vagas”, explicou.



