Invenção faz parte do processo pedagógico
Alunos do curso de refrigeração do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foram desafiados a construir um ar condicionado caseiro. Eles toparam e em uma semana apresentaram a ‘engenhoca’.
Por fora, a caixa de isopor pode parecer estranha e diferente do equipamento que estamos acostumados. Mas é por dentro que as peças se encaixam e tudo funciona. “Usamos bateria de carro, cano PVC, ventilador de caminhão e outros materiais”, comentou o aluno Klelton de Souza.
O segredo para o aparelho funcionar é água gelada. O líquido corre dentro da instalação montada e baixa a temperatura para até 22 graus em um ambiente de até quatro metros quadrados. A potência equivale a 7000 BTUS.
Foram necessários R$ 400 para montar o ar condicionado artesanal. Já a experiência de ver que o esforço valeu a pena, isso não tem preço. “No final deu tudo certo. O equipamento gela bem mesmo”, comemora Wellington Silva.
O ar condicionado não passa de uma experiência. Mas será que é possível adaptar o equipamento para o dia-a-dia? Quem responde é o instrutor do curso. “Se utilizar outro equipamento como um freezer ou bebedouro com bastante água gelada você consegue baixar bastante a temperatura”, explicou Júlio César Mendes.