Palácio Rio Branco acompanha movimentação
A formação de um bloco que contaria com sete deputados eleitos que visam decidir os rumos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa vai ser o primeiro teste de força política a que o governador Tião Viana será submetido.
Dos sete novatos, ao menos três estão com pendências na Justiça Eleitoral e estão vulneráveis aos humores do Palácio Rio Branco. Mas, a turma nova parece não ter compreendido a situação. Insistem em conquistar cargos na Mesa Diretora.
Os partidos de alguns dos deputados gulosos e rebelados já teriam inclusive sido contemplados com cargos importantes na estrutura de governo. PDT e PCdoB já abocanharam o seu quinhão na divisão de cargos. Secretaria de Pequenos Negócios, Depasa e Educação já estão fatiadas com cargos estratégicos.
Na Aleac, a temperatura pode se elevar nos próximos dias. Os deputados mais antigos não irão aceitar que deputados debutantes tenham cargo de relevância na Mesa Diretora.
Por enquanto, integrantes da cúpula do governo acompanham de longe, mas atentos, a movimentação. A tendência é que alguns deputados eleitos que respondem à investigação eleitoral desistam da intenção de cargos na Mesa Diretora ao primeiro vento que soprar da Casa Rosada.