Desde 2010, a União não repassa dinheiro das bancadas
Na reunião da bancada acriana, realizada na última sexta-feira, ficou acordado que todos os recursos de emendas individuais serão destinados aos municípios. O Governo do Estado, órgãos públicos federais e estaduais só vão participar das emendas de bancada.
Cada um dos 8 deputados federais e mais os senadores podem disponibilizar para o estado de origem R$ 15 milhões. Basta destinar 50% para os programas de saúde, o restante do dinheiro pode aplicar onde quiser.
Esse dinheiro está sendo repassado pelo Governo Federal, os problemas são as emendas de bancada, que são os pedidos de recursos de todos os parlamentares.
Desde 2010, a União passa por cima dos pedidos de bancada e não repassa o dinheiro.
Mesmo sabendo do risco de uma negativa, o governo do estado, gestores de órgãos públicos e prefeitos foram pedir preferência dos parlamentares nos repasses dessas verbas.
Os valores não foram fechados, mas ficou assim o mapa das emendas: Duas para Rio Branco, uma para os seguintes setores: Cruzeiro do Sul, Ministério Público do Trabalho, Universidade Federal do Acre, IFAC e 6 para o governo do estado.
Duas emendas serão para contemplar todos os municípios na construção de aterros sanitários. Agora é esperar que esse dinheiro apareça.