Funil
Já estamos praticamente no final de janeiro, a definição das candidaturas não pode passar de março e a oposição ainda não definiu seus respectivos candidatos. Essa disputa de gato e rato pode custar caro para a oposição, estando condenados a mais quatro anos, pelo menos, longe de poder.
Forte
Enquanto isso, o governador Tião Viana surfa na onda da popularidade nas pesquisas e se fortalece a cada dia.
Gladson
O deputado e candidato ao Senado, Gladson Cameli (PP), é o mais organizado da oposição. Não enfrenta essa confusão de nomes e possibilidades ao governo e toca sua campanha centrado em seu objetivo.
Encontro
Falando em Gladson Cameli, na última sexta-feira, ele e Aníbal Diniz (PT) se encontraram durante uma agenda no Vale do Juruá. Ambos buscavam votos para a disputa ao Senado.
Cordiais
Gladson e Aníbal foram extremamente cordiais entre si. Gladson continua firme e forte em sua andança pelo interior do Estado.
Repercussão
Foi uma explosão nos meios políticos locais a declaração do candidato Bocalom de que deixou muitos amigos no PSDB e que eles iriam se revelar durante a campanha.
Câmara
O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, professor Roger (PSB), retoma os trabalhos da casa dia primeiro com um grande desafio: a discussão da Lei Orgânica do Município, que completa mais de 30 anos e está defasada.
Competência
O vereador Roger fez um trabalho muito elogiado no último ano por seus pares e pelo funcionalismo e não deve ter dificuldade em cumprir essa tarefa. Mas deve agir até o fim do primeiro semestre, já que o segundo será voltado para as eleições.
Candidato
O próprio vereador Professor Roger deve ser candidato a deputado estadual pelo PSB.
Voltaram atrás
Dos deputados estaduais que juraram abandonar a política em 2014, nenhum cumpriu a palavra.
Blefe total
Elson Santiago, Astério Moreira, Geraldo Pereira, Jonas Lima e Helder Paiva, entre outros, afirmaram que não seriam candidatos a nada. Todos são candidatíssimos.
Confiante
Provável candidato a deputado federal pelo PCdoB, o deputado estadual Moisés Diniz é um mar de confiança.
Desafio
Moisés Diniz terá a difícil de missão de se eleger no chamado chapão da FPA.
Dureza
A disputa será dureza. Raimundo Angelim, Sibá Machado, Mâncio Lima Cordeiro, Léo de Brito, Astério Moreira, Luiz Tchê, Moisés Diniz, Flaviano Melo, Marileide Serafim, Márcia Bittar, Antônia Lúcia e Jéssica Sales (ou o pai Vagner Sales). Todos com bastante experiência.
Deputado das causas impossíveis
Falando no Deputado Moisés Diniz (PCdoB), ele afirma que buscará ajuda no Itamaraty para ajudar os brasileiros que estudam no exterior e que estão sendo afetados pelo aumento do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros (IOF).
Isenção
Moisés diz que o ideal para solucionar este problema é a isenção do imposto para os estudantes brasileiros no exterior e que é necessário buscar ajuda para os estudantes.
Amado e odiado
O homem que tirou o sono do governador Sebastião Viana, delegado da Polícia Federal, Maurício Moscardi, chefe da Operação G-7, deixa o Acre depois de cinco anos de trabalho.
Destaque
Nos seus primeiros três anos no estado, Moscardi comandou a Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal no Acre. Porém, foi nos últimos dois anos, especialmente em 2013, como chefe da Delegacia de Combate ao Crime Organizado, que o delegado se destacou no órgão ao comandar a prisão de uma suposta quadrilha de membros do primeiro escalão do governo e empresários do ramo da construção civil apelidada de G-7.