Senador acriano discute detalhes da reforma
O Plenário do Senado Federal aprovou na noite de quarta-feira (9), em primeiro turno, a mudança na Constituição Federal que trata da Cláusula de Barreira, que acaba com a coligação nas eleições proporcionais. A PEC 36/2016 passou com 58 votos a favor e 13 contra. Ainda haverá um segundo turno de votação.
O senador Gladson Cameli (PP-AC) votou a favor justificando que o sistema proporcional no Brasil, ao contrário do que parece, não possibilita a igualdade das mais diversas correntes ideológicas de forma a concretizar a democracia.
“É necessário algum mecanismo para barrar a multiplicação desenfreada de partidos políticos que podem surgir, em alguns momentos, motivados por interesses nada harmônicos com o que se espera da representação partidária. Não é a primeira vez que o Congresso Nacional discute o assunto e é um grande desafio efetivar as mudanças propostas na Reforma Política”, disse o parlamentar.
De acordo com Cameli, inúmeros países com uma democracia consolidada tem um mecanismo semelhante ao da Cláusula de Barreira.
“Eu entendo que a adoção de uma cláusula não prejudica o pluralismo partidário porque o nosso país não é polarizado politicamente, como os Estados Unidos, por exemplo. Sempre haverá mais de dois partidos com representação parlamentar. Tenho orgulho de dizer que no Acre a população é muito politizada e estou certo de que quanto mais educarmos as crianças e os jovens sobre a importância da política, mais confiável e democrática se torna a participação da sociedade no sistema eleitoral”, disse Gladson Cameli.
“Até hoje o único parlamentar que realmente destinou emendas e tem se empenhado em ajudar a segurança pública no Acre é o deputado Alan Rick. Ele tem sido a nossa voz em Brasília, abre portas junto aos Ministérios e o Palácio do Planalto e sempre foi nosso parceiro. E os projetos são de extrema importância. O reaparelhamento das forças policiais e o investimento maciço na área da inteligência policial são dois fatores fundamentais no combate ao crime organizado, que são as tecnologias de inteligência”, ressalta Biths.



