Administra a cidade usando a lei em sentido inverso
O prefeito de Rodrigues Alves, Francisco Ernilson, conhecido como Burica, conseguiu se reeleger, mas não para de ver suas contas reprovadas no Tribunal de Contas do Estado – TCE.
Nessa quinta-feira (27) o balanço contábil de 2009 apresentava várias irregularidades. Uma afronta a administração pública. As despesas de pessoal foram além do que determina a lei. Já nas áreas de saúde e educação o que foi aplicado está muito abaixo do limite legal.
Os conselheiros do TCE já tinham analisado o processo em sessões anteriores e estavam verificando quanto o prefeito seria obrigado a devolver em dinheiro para o município. Hoje decidiram pela não devolução. Reprovaram as contas e aplicaram uma multa de R$ 3,5 mil. Com isso, o prefeito agora está na seleta lista de gestores citados na lei da ficha limpa.
Burica cometeu um crime que se tornou comum para os prefeitos: fazer compras sem licitação. O gestor também admitiu funcionários sem fazer contrato ou expedir qualquer documento. É o que diz o TCE. Com a decisão de hoje, Burica não pode ser candidato, mas ainda cabe recurso.