Presidente Naluh Gouveia coordena julgamento
Os conselheiros do TCE iniciaram os trabalhos do ano decidindo sobre um recurso do deputado federal eleito pelo PSB, César Messias. O processo é da época em que ele foi prefeito do município de Cruzeiro do Sul, entre os anos de 2001 e 2004.
Por ter contratado um funcionário sem concurso público, Messias foi condenado pelo TCE a pagar multa de R$ 357. Na época, o digitador efetivado irregularmente recebia pouco mais de R$ 400 por mês. No recurso, César Messias pedia a revogação da multa, mas os conselheiros negaram o pedido.
A sessão foi concluída com o sorteio dos conselheiros que vão compor os grupos de relatorias das áreas da administração pública como: secretarias, autarquias e prefeituras.
A sessão de hoje não marca somente o primeiro dia de trabalho do TCE em 2015, mas também entra na história do estado, com o início da atuação da primeira mulher presidente do Tribunal.
Naluh Gouveia já foi vereadora, deputada e desde 2008 faz parte da corte de contas. Ela foi eleita presidente do Tribunal por unanimidade no início do mês passado.
A escolha de quem assume a presidência se dá por ordem de chegada ao TCE. Então, estava certo de que ela seria a primeira mulher a presidir a instituição que fiscaliza as contas públicas do Acre.
Naluh acredita que este é um desafio, mas está preparada para a missão. “Espero sinceramente defender e representar muito bem as mulheres aqui do Acre, principalmente as jurisdicionárias do Estado”, disse.
Enquanto atuou no meio político, Naluh marcou seus mandatos com instinto combativo. Segundo ela, sua gestão no TCE também será pautada com personalidade. “Quero que o Tribunal seja conhecido como uma instituição que dá selo de qualidade para as ações do governo. Que as pessoas tenham clareza e saibam que seu dinheiro vai ser aplicado corretamente e o Tribunal dará a resposta”, enfatizou.