Afirmação de urologista analisa sistema público
A afirmação veio do médico Mauro Trindade que também é gerente estadual da Divisão de Saúde do Homem. Ele explicou que “não há ambiente masculino nas unidades [de atendimento]. Tudo acaba sendo voltado para às mulheres.”
Esse é o reflexo de uma realidade antiga. Elas se preocupam mais que os homens. Trindade enfatizou que enquanto às mulheres preferem a prevenção, o público masculino só procura ajuda quando a doença está mais avançada.
Durante este mês é celebrado o ‘Novembro Azul’. A campanha serve para alertar os homens em relação ao câncer de próstata. Apesar da doença ser facilmente diagnosticada e ter alta chance de cura quando descoberta no princípio, o médico argumentou que o machismo continua sendo a principal dificuldade.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que homens a partir de 40 anos de idade devem procurar o urologista para realizar o conhecido exame de toque retal. “Quando descoberta no início, a chance de cura beira o cem por cento”, argumentou.
De acordo com Mauro Trindade, campanhas de conscientização ocorrem em vários municípios acreanos até o fim do mês. As declarações do especialista foram dadas na noite da última quarta-feira, 5, ao ‘Gazeta Entrevista’, da TV Gazeta/Record.