Fiscalização de trânsito motiva protesto
Representantes dos 155 toyoteiros que atuam na região de Sena Madureira bloquearam a estrada por volta das 9 horas da manhã, próximo à ponte sobre o rio Yaco. Eles protestam contra o aumento do rigor na fiscalização feita pelos agentes de trânsito.
Não passa carro de nenhum dos lados da estrada e a fila de carros, ônibus e máquinas agrícolas já está grande. Os toyoteiros exigem a presença da promotora Vanessa de Macedo Muniz que exigiu do Executivo a aplicação da lei no que se refere ao transporte de passageiros.
Desde ontem, a Agência Reguladora do Governo e o Detran estão atuando na estrada proibindo o transporte de passageiros da forma como é feita.
“Nós já fizemos alguns encontros com os toyoteiros explicando a situação, mas iam poucos profissionais às reuniões”, lembra o representante da Agência Reguladora do Estado, Edson Sousa.
Para os motoristas, a forma como a lei exige que se trabalhe vai trazer problemas. “São 155 pais de famílias que vivem disso. Se fora só para andar em ramal não adianta. Tem que deixar andar na estrada. No inverno, ninguém anda nos ramais de jeito nenhum”, argumenta o representante dos toyoteiros, César Miguel.
A Agência Reguladora explica que o transporte de passageiros em Toyotas deve ser feito apenas em ramais. Não na estrada. E o que o MP exige é apenas o cumprimento da legislação.
A lei obriga que todos os passageiros estejam sentados e atados com cinto de segurança e o transporte de cargas deve ser feito de forma organizada e não é permitido carga no mesmo local dos passageiros.
Veja o vídeo.
{youtube}sQtg0Y0lwrU{/youtube}