Governo do Acre mantém grande a estrutura de gestão
Está confirmado para as 19 horas desta sexta-feira, na Esplanada do Palácio Rio Branco, a posse de 47 cargos de primeiro escalão, entre secretários de estado, diretores de autarquias e fundações.
Até 2014, de acordo com o que está informado no site oficial do Governo do Acre, a estrutura da gestão é composta por 22 secretarias de Estado; 14 institutos e departamentos; 8 fundações; 6 empresas públicas e 5 sociedades de Economia Mista. O grupo todo era composto por 55 cargos com status de secretaria. Em 2014, diminuiu. Há 47, pelo que foi divulgado oficialmente.
A estrutura de gestão do segundo mandato de Tião Viana, embora menor, ainda está muito aquém do que o “enxugamento” necessário. Ainda é um modelo referenciado pelos critérios políticos.
Uma comparação para que o leitor tenha uma referência do que é ajuste sendo feito em um cenário de crise. O Estado de Goiás já anunciou que diminuiu para 10 o número de secretarias.
Só lembrando e comparando: Goiás está entre as 10 economias do país, com um PIB em torno de R$ 86,5 bilhões. O Acre tem uma economia bem mais modesta, com um PIB que não ultrapassa os R$ 10 bilhões.