O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre hoje (26) e amanhã (27) em todo o Brasil. Os candidatos devem observar o horário, os locais de provas, o que levar e ter agilidade para não perder o horário do ônibus.
Horário
O horário da prova no Acre não será o mesmo de Brasília. Com o horário de verão, o Acre ficou com duas horas de diferença e os candidatos precisam ficar atentos para cair no atraso.
A abertura dos portões será às 10horas e o início das provas será às 11horas. Será impedido o acesso do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.
Prova
No primeiro dia, os participantes terão quatro horas e meia para fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, cada uma com 45 questões.
No segundo dia, serão cinco horas e meia para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. As duas últimas também terão 45 questões cada uma.
O que levar
Essa é uma das partes mais importantes. Alguns candidatos levam uma bagagem para dentro da sala como se fossem passar o final de semana literalmente no local de prova. Leve apenas o essencial.
O Ministério da Educação exige caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilitará a leitura óptica do cartão de respostas e o candidato pode ser eliminado. Não podem ser usados lápis e borracha.
Garrafas transparentes de água mineral (as originais), para não ficar saindo da sala, podem ser levadas. Chocolates são gordurosos e, dependendo da temperatura ambiente, podem derreter. Barra de cereais e bombons podem ser levados.
O candidato não deve esquecer-se de levar o documento pessoal (obrigatório) e o cartão de confirmação da inscrição (opcional).
Documentos — Para fazer as provas, não é obrigatória a apresentação do cartão de inscrição, mas o candidato precisa apresentar documento de identificação original, com foto. Serão aceitos:
• Cédula de identidade, ou RG, emitida por secretarias de segurança pública, forças armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal
• Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros
• Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que, por lei, tenham validade como tal
• Carteira de Trabalho e Previdência Social
• Certificado de Reservista
• Passaporte
• Carteira Nacional de Habilitação, com foto
Transportes
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS) já montou a estratégia de transporte coletivo. O sistema estará em operação com frota total durante todo o dia: são 120 ônibus operando em todo o sistema de transporte para garantir o acesso dos estudantes aos locais de prova, com aumento de pelo menos 30% da frota nos horários de pico.
As linhas UFAC e UFAC/Rodoviária irão operar no domingo.