O público acreano terá a oportunidade de assistir, no próximo dia 4 de novembro, a uma apresentação única da Orquestra Viva Música, dentro do projeto “Tocantins em Concerto”, que celebra a música e a cultura regional do Cerrado. O espetáculo acontece às 19h, na Usina de Arte João Donato, em Rio Branco, com entrada gratuita.
Com patrocínio da Petrobras e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o concerto mistura música popular, arranjos sinfônicos e poesia, exaltando a diversidade cultural do Tocantins. O evento integra uma turnê nacional que já passou por Goiânia e Maceió, chegando agora ao Norte do país.
Em entrevista exclusiva, o maestro Bruno Barreto, explicou que o projeto nasceu do desejo de mostrar a força das melodias e letras tocantinenses a diferentes plateias do Brasil.
“O Tocantins em Concerto nasceu da necessidade de mostrar a riqueza das melodias e letras produzidas no Estado e de oportunizar a tantos músicos formados no Tocantins a divulgação do seu talento. Nosso objetivo é levar as nossas origens musicais ao conhecimento de plateias de outras regiões do país”, afirmou.
O som do Cerrado em forma sinfônica

O maestro destacou que o concerto traz arranjos inéditos da Orquestra Viva Música, assinados pelo músico Wilamas da Costa, e reúne grandes nomes da música tocantinense, como Dorivã, Braguinha Barroso, Lucimar, Juraildes da Cruz e Genésio Tocantins, este último, conhecido nacionalmente pelo sucesso “Nóis é Jeca, mas é jóia”.
“Foi realizado um trabalho minucioso de pesquisa para criar arranjos próprios da orquestra. Infelizmente, o Genésio não pôde estar presente por motivos de saúde, mas está conosco em cada apresentação por meio de suas canções”, contou Barreto.
Segundo o maestro, as apresentações anteriores têm lotado teatros e auditórios por onde passam.
“Temos tido auditórios cheios e um público muito interessado na nossa musicalidade tocantina. Em Rio Branco, esperamos essa mesma vibração e queremos trocar experiências musicais, fortalecendo os laços com o público do Acre e nossa irmandade como Amazônia Legal”, disse.
O projeto, segundo Bruno Bar
reto, vai além da música, ele representa um ato de valorização cultural e identidade regional.
“Ser contemplado nesse edital tem um significado que vai além do mérito de cada integrante. É representatividade para um povo cuja arte ainda é desconhecida nos grandes centros. Queremos mostrar a qualidade da cultura tocantinense e marcar o nosso lugar na cena cultural brasileira”, ressaltou.
A turnê conta com 30 profissionais, entre músicos, técnicos e intérprete de Libras, e a orquestra é formada por 20 instrumentistas. A entrada para o concerto é franca, e o maestro recomenda que o público chegue com uma hora de antecedência para garantir lugar.
Serviço
Evento: Tocantins em Concerto – Orquestra Viva Música
Data: 4 de novembro de 2025
Horário: 19h
Local: Usina de Arte João Donato – Rio Branco (AC)
Entrada: Gratuita (sujeita à lotação)



