A prefeitura divulgou os seis estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental que irão participar do Programa de Intercâmbio Rio Branco Disney e NASA, iniciativa que premia os melhores desempenhos em língua portuguesa e matemática no Programa de Avaliação Permanente (PROA).
Foram semanas de ansiedade até a divulgação dos nomes. Um a um, os estudantes selecionados foram anunciados diante de representantes das escolas municipais e autoridades da gestão. Os classificados ganharam 10 dias de viagem aos Estados Unidos, com visitas à Disney e ao complexo aeroespacial norte-americano.
Os seis alunos com melhor desempenho no PROA foram:
– Yasmine Silva Matos
– Carlos David da Silva Mendonça
– José Pedro Rebouça Félix
– Ana Luisa da Silva Montalvão
– Kauã Vitor Souza da Silva
– Miguel Lima da Costa
Além dos estudantes, três professoras também foram premiadas por liderarem as turmas com maior rendimento escolar: Josilda da Silva Lima Mello, Edelice Castro e Jane Maria de Oliveira Menezes.
Durante o evento, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacou que o intercâmbio foi pensado como incentivo ao empenho escolar e ao desenvolvimento acadêmico das crianças.
“Esse intercâmbio é uma forma que nós achamos para estimular ainda mais as nossas crianças a se dedicarem, aprenderem e se prepararem para o futuro. A Prefeitura de Rio Branco não tem medido esforço, nem dinheiro, para implantar tecnologias e qualidade na nossa educação.”
O vice-prefeito, Alysson Bestene, reforçou que a iniciativa tem como objetivo motivar os estudantes a enxergar mais possibilidades para o futuro.
“Isso vai incentivar os nossos alunos cada vez mais a ter um futuro melhor. É isso que a gente tem buscado dentro da educação, é isso que o prefeito tem feito dentro da nossa gestão: preparar nossos alunos para um futuro melhor.”
A professora Josilda da Silva Lima Mello, que leciona para um dos alunas classificados e ainda foi escolhida como uma das docentes premiadas.
“Eu não tô acreditando. Fiquei muito emocionada com o meu aluno Miguel, ele é excelente, como tantos outros que eu tenho. Isso é um reconhecimento do trabalho, de dedicação. Tenho 25 anos de educação e, para mim, isso é um reconhecimento. E esse resultado não é só meu, é de toda a escola. O quinto ano recebe alunos de todos os outros professores, então o reconhecimento é de toda a equipe. Eu amo a escola onde trabalho, a escola Maria Lúcia, e estou muito feliz… e eu vou!”
O Programa de Intercâmbio Rio Branco Disney e NASA integra o conjunto de estratégias da Secretaria Municipal de Educação voltado à valorização do ensino fundamental e ao incentivo ao rendimento escolar.
Com informações da repórter Débora Ribeiro para TV Gazeta e editada pelo site Agazeta.net



